“Os serviços de reparo e manutenção em equipamentos eletrônicos requerem conhecimento dos componentes eletrônicos utilizados, das funções que eles exercem e suas respostas, além do conhecimento do funcionamento do equipamento na máquina onde ele opera. Para os componentes eletrônicos inteligentes, ainda se faz necessário o conhecimento de programação em alto nível. As empilhadeiras elétricas e/ou a combustão produzidas atualmente no mundo são essencialmente eletrônicas. Todas as suas interfaces com o operador, controles e supervisão são baseados em transdutores para sinais eletrônicos que, interpretados por circuitos inteligentes, informam ao operador o status da máquina e a ação naquele momento. Também as entradas de informações produzidas pelo operador são traduzidas como impulsos eletrônicos que, interpretados, geram ações na máquina. Todo este fluxo de informações produzido e observado deve estar correto, a fim de proporcionar o perfeito funcionamento da máquina.”
Com esta explicação, Julio Fiks, diretor do SZ-Laboratório (Fone: 21 2421.9722), explica as atividades da empresa: prestação de serviços de reparo em equipamentos eletrônicos, embarcados em empilhadeiras elétricas ou a combustão, sendo parceiro da Still e Linde Brasil.
E ele continua: “com a finalidade de reduzir a quantidade de fios passando por toda a máquina, e ter mais flexibilidade de controlar as possíveis e necessárias funções, os projetistas lançaram mão da tecnologia CAN – Controller Area Network (controle de redes por área). A contrapartida desta facilidade traduzida no completo controle das funções é a dificuldade de reparar um equipamento que opera numa rede deste tipo. É necessário ter conhecimento da sequência de ligação dos equipamentos, ter todos os equipamentos utilizados na máquina, ter os programas de comunicação, acesso livre à analise e alteração de parâmetros e possuir as atualizações de versões. Não há como fazer um reparo confiável neste tipo de equipamento sem ter um simulador idêntico à máquina que o utiliza. Além disto, as informações são restritas e somente o fabricante e seus autorizados têm este tipo de acesso. Não há como reparar corretamente um equipamento com este tipo de tecnologia CAN sem ter todas estas disponibilidades descritas. O fato de dispormos de simuladores das máquinas, em muitos casos recebemos equipamentos que não tem defeito, orientando o cliente para que procure o defeito observado na máquina, e nem sempre é cobrado o teste realizado”, explica Fiks.
Ele também lembra que o SZ conta com uma equipe formada por engenheiros e técnicos e o reforço gerado pela recomendação oficial Sieben Zwanzig Nº: 03-R1 Ano: 2014, pela Sociedade Zapi da Itália, para reparo dos equipamentos de sua fabricação que operam nas máquinas das marcas Still e Linde. “Esta recomendação ainda possibilita o fluxo de informações, programas de testes e documentações exclusivas, e gera o grande diferencial em relação a todas as outras empresas que se propõem a fazer este tipo de trabalho.”
Atendimento em todo o Brasil
O SZ-Laboratório atende todo o Brasil através de representantes de variadas marcas de empilhadeiras, empresas de manutenção de empilhadeiras sem vínculo definido e clientes finais.
“O atendimento é de tal forma que nossos clientes contemplam uma metodologia, quando solicitado, onde normalmente damos um feedback do que deve ser verificado na máquina, para que, ao repor o equipamento reparado, este não seja danificado novamente. Também orientamos o técnico de campo para a solução de problemas online”, finaliza Fiks.
Depoimentos atestam os serviços oferecidos
"Começamos a parceria com o SZ-Laboratório há mais de 10 anos, graças à confiança que adquirimos nos serviços oferecidos e a redução de custos que tivemos em função do custo de recuperação de um componente eletrônico ser mais baixo do que a compra de um novo. A certeza do serviço de excelência nos dá a segurança de recuperarmos os itens eletrônicos que utilizamos em nossos equipamentos e de oferecer o mesmo serviço aos nossos clientes.”
Helio Yomura e Baldomero S. Abreu, diretores da Fimatec
"A LASA utiliza os serviços do SZ-Laboratório desde dezembro de 2010. Nele encontramos o melhor custo benefício, garantia de qualidade, bons prazos e um bom relacionamento. Atualmente as nossas unidades que utilizam os serviços do SZ-Laboratório são o Centro de Distribuição de São Paulo, Rio de Janeiro e, mais recente, Minas Gerais (Uberlândia). Os grandes benefícios encontrados na utilização dos serviços do SZ-Laboratório foram a Garantia de Qualidade pelo domínio da tecnologia e agilidade nos serviços contratados. Temos total conhecimento do status da liberação das peças enviadas para reparo, sendo este mais um ponto favorável à utilização destes serviços. As Instalações do SZ-Laboratório, além de serem de alto padrão, o ambiente é limpo, organizado, com iluminação e refrigeração adequada, com profissionais capacitados e com todas as exigências e precauções que garantem a qualidade do serviço prestado. Outro ponto alto é a não necessidade de pagamento para a realização de testes em caso da peça não apresentar defeito. O mesmo tratamento é dispensado para as peças que estão dentro do período de garantia.”
Thiago José Dias Filho, chefe do departamento de manutenção da LASA – Lojas Americanas S.A.









