O papel do operador na manutenção

25/10/2006

COMO ESCOLHER UM PRESTADOR DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM EMPILHADEIRAS?

* Conhecer o histórico do contratado: experiência, idoneidade, tipos e marcas de empilhadeiras que trabalha e principais clientes;
* Visitar o prestador e considerar limpeza, organização
e disponibilidade de peças em estoque, condições
das máquinas que estão em manutenção,
controles operacionais e equipe de plantão;
* Verificar a estrutura – prédio, oficina,
localização, etc. – anos de atuação
no mercado e referências;
* Atentar para o fato de possuir registros de acompanhamentos
de serviços, pesquisa de satisfação de cliente
e certificado de qualidade, tipo ISO;
* Considerar critérios rígidos de
qualidade e do perfil da prestadora: material humano hábil
e treinado e seguidora das normas de segurança de integração
do cliente (CIPA);
* Levar em conta a qualidade técnica e não
somente o aparente baixo custo oferecido por alguns prestadores
de serviços de manutenção de empilhadeiras;
* Analisar custo total de manutenção
em longo prazo, e não apenas os preços imediatos de
mão-de-obra e peças;
* Verificar se possui certificação
das exigências legais e trabalhistas;
* Atentar para o fato de possuir aparelhagem de
testes e diagnósticos, ferramental avançado e especialmente
indicado para cada tipo de serviço, literaturas técnicas,
processos e programas de manutenção preventiva, preditiva
e corretiva, sistemas e softwares de controle de manutenção
e disponibilidade dos equipamentos com o menor custo por hora possível;

* Saber se possui auxílio técnico
da fábrica, veículo de manutenção volante
equipado e devidamente identificado para realizar os trabalhos de
manutenção, seja ela corretiva ou preventiva;
* Procurar sempre um posto autorizado ou a própria
montadora/distribuidora da marca;
* Considerar a distância da empresa prestadora
de serviços e o local onde opera a empilhadeira;
* Verificar se a empresa tem um número de
técnicos suficiente para atender aos contratos que possui
em até 24 horas e se são previstas multas para a falha
no atendimento após as 24 horas aceitáveis;
* Atentar para o pronto atendimento em serviços
e peças;
* Nunca entregar as empilhadeiras aos cuidados
de curiosos, pois eles certamente reduzirão a sua vida útil
e provocarão gastos desnecessários.

Informações cedidas por: Alexandre Smith, gerente de suporte ao produto da Bauko (Fone: 11 3693.9316); Ramatis Pedrosa Fernandes, diretor-presidente da Central Distribuidora Cascade e Peças para Empilhadeiras (Fone: 11 5013.2808); Nelson Cherutti, gerente de empilhadeiras da Comac São Paulo Máquinas (Fone: 11 3769.2400); Durval Farias, diretor, e Ingrid Gellert, diretora do departamento de peças, ambos da Commat (Fone: 11 4208.3812); Marco Carmacio, national sales manager da Dabo Brasil/Clark (Fone: 19 3881.1599); Newton Santos, gerente geral da Intrupa (Fone: 11 6653.7113); Cláudio Nunes, supervisor de vendas de peças da Linde (Fone: 11 3604.4755); Jorge Luís Santana, supervisor de Serviços da Makena, Máquinas, Empilhadeiras e Lubrificante (Fone: 51 3373.1115); Marcilio Ribeiro dos Anjos, sócio-gerente de peças da Mapel Manutenção, Peças, Empilhadeiras (Fone: 19 3278.1822); Gustavo Barbosa Coelho, do departamento comercial da Movimenta MG (Fone: 31 3495.1486); Badar Uz Zaman, gerente da assistência técnica da Nacco Materials Handling Group Brasil (Fone: 11 5683.8525); Eder Tadeu, gerente de pós-vendas da Paletrans Equipamentos (Fone: 16 3951.9999); Sergio Grossi Coura, diretor comercial da Retec (Fone: 31 3372.5955); Sérgio L. Guimarães, diretor técnico da Retrak (Fone: 11 6431.6464); J. Ary Leme, gerente de pós-venda da Skam Empilhadeiras Elétricas (Fone: 11 4582.6755); João Lourenço Rodrigues, supervisor de vendas de peças e serviços, e Carlos Eduardo Rossi Kiss, supervisor de serviços técnicos da Somov (Fone: 11 3718-5090); José Roberto Coelho, gerente de pós-vendas da Still Brasil (Fone: 11 4066.8146); Naoto Hiramatsu, gerente de pós-vendas da Toyota Industries Mercosur (Fone: 11 3511.0400); Luiz Antônio de Araújo Neto, gerente de assistência técnica da Tradimaq (Fone: 31 2104.8003); Clayton Rodrigues Silva, departamento comercial da Transall Equipamentos Industriais (Fone: 11 6954.1919); Ruy Piazza Filho, diretor da Vinnig Componentes Eletrônicos (Fone: 21 3083.1627); Luis Humberto Ribeiro da Zeloso Indústria e Comércio (Fone: 11 3694.6000)

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