Além destes dois tópicos, esta matéria especial trata do gerenciamento de riscos e de sistemas e equipamentos que visam monitorar a frota e, também, acompanhar o desempenho dos profissionais que atuam no segmento.
Grupo Tracker trabalha com radiofrequência e GPS/GPRS
O Grupo Tracker (Fone: 0800 11 7172) trabalha com as duas principais tecnologias do mercado para rastreamento e monitoramento de veículos: a radiofrequência e o GPS/GPRS. A primeira permite o rastreamento mesmo em locais fechados, como túneis e subsolos. Além disso, é imune a ação dos inibidores de sinais (Jammers). Já o GPS/GPRS proporciona uma série de informações relevantes para o usuário, desde o controle de eventos (velocidade, abertura e fechamento de portas, etc.) até obter informações sobre a jornada de trabalho do motorista, relatórios gerenciais, controle de posições, controle de eventos, entre outros. “O Grupo Tracker uniu em um só produto as duas tecnologias. O Tracker Log une a eficácia de rastreamento da radiofrequência com o que existe de melhor em monitoramento e gerenciamento de veículos e frotas, o GPS/GPRS.” Conforme explica Marcelo Orsi, gerente de marketing e produtos do Grupo, o sistema apresenta as seguintes características: permite monitorar e gerenciar todo o sistema de transporte e logística em 360°, atendendo desde o próprio motorista, até transportadores, embarcadores e Gerenciadoras de Risco; possibilita agrupar veículos para facilitar a criação de regras e visualização no mapa, controle e administração de percursos ou áreas e a emissão de relatórios gerenciais; possui acelerômetro, antena interna ou externa e bateria backup, além de oferecer alerta via e-mail e SMS, integração para Smartphone, agenda de manutenção (pneu e óleo), perfil de motorista e possibilidades para criação de novos usuários com acessos diferenciados. Como novidade da empresa, Orsi aponta o Tracker Carga, específico para rastreamento de carga. Com tecnologia de radiofrequência e bateria autônoma, este rastreador é capaz de localizar cargas roubadas mesmo dentro de caixas, baús e depósitos fechados. “Caso uma carga roubada tenha sido escondida em um edifício, nós não só localizamos o andar, como também chegamos até o apartamento ou sala onde tal carga foi armazenada”, enfatiza Orsi. Outra novidade é o Tracker Carreta, segundo o gerente de marketing e produtos, o único dispositivo do mercado voltado exclusivamente para carretas, já que a maioria dos roubos de carga no país é feita com a troca do “cavalo”. Para que a atuação seja eficiente, o produto possui uma bateria autônoma, com duração de 12 meses.
bLive TI atua com monitoramento via RFID
A bLive TI (Fone: 21 3010.4708) oferece o monitoramento via RFID, que permite a medição em tempo real de cada etapa da movimentação dos veículos e produtos, complementando os controles logísticos atuais. Desta forma, os gestores têm uma visão integrada do seu processo e identificam os gargalos da operação e, assim, podem tomar decisões estratégicas mais precisas, eliminando as ineficiências e melhorando sua produtividade. “Para complementar os sistemas de gestão utilizados pelas empresas, a bLive TI desenvolveu soluções capazes de captar informações necessárias ao processo em todas as etapas de circulação de veículos e movimentação de produtos. Com etiquetas aplicadas na frota e instalação de equipamentos em pontos estratégicos dos pátios e áreas de carregamento, torna-se possível monitorar em tempo real a duração de cada etapa percorrida pelos veículos e do tempo gate-to-gate/ponto a ponto, integrando a qualquer sistema gerencial. Além disso, as soluções da bLive TI permitem o gerenciamento, a classificação e manipulação de filas, o uso de displays de movimentação com integração de pedidos do ERP, APPs de controle e chamadas para motoristas e check-list de segurança de caminhão, entre outras funcionalidades”, explica Tatiana A. Skaba, diretora de marketing e design. E mais, ainda segundo ela: esta solução, aliada ao uso de etiquetas RFID, permite que cada item tenha uma identificação única junto com todas suas características para um melhor controle operacional e gerencial.
Sistema 3 e Total Planning oferecem soluções em GR integradas à logística
“Estamos quebrando paradigmas com nossa venda e consultiva voltada para soluções em GR integradas à logística”, comemora René Ellis, diretor comercial da Sistema 3 (Fone: 11 5585.5400) e Total Planning. Ele explica: fazem a integração dos sistemas WMS e/ou TMS das empresas e, a partir daí, iniciam um monitoramento do processo de entregas e respectivos KPI. “Não existe um novo mercado, existe um mercado à procura de novas soluções”, enfatiza Ellis, destacando que o sistema está em fase de implantação nos grupos do Estado de Minas Gerais Embarcadores.
Link Monitoramento é pioneira em rastreamento de veículos no formato de franquia
A Link Monitoramento (Fone: 41 3078.1700) foi a primeira empresa do país a atuar com rastreamento de veículos no formato de franquia. Pelo menos é o que conta Sílvio Torres, diretor-presidente da franqueadora. Ele diz que a empresa está presente em 40 cidades do país, atuando com serviços de rastreamento e monitoramento de veículos, frotas, pessoas e objetos, usando tecnologias GPS, GPRS e GSM. A Link Monitoramento desenvolveu recentemente um sistema chamado “Manutenção Programada”, que ajuda o cliente a controlar todas as informações referentes a período de troca de óleo ou manutenção dos veículos, prazo de pagamento de IPVA, Seguro Obrigatório, bem como outras informações gerenciais. Em telemetria, desenvolveu um programa que fornece dados úteis para a gestão das empresas com relação a gasto de combustível, controle de jornada por trabalhador, produtividade dos equipamentos, como geradores, entre outras aplicações. “Com novas aplicações dos produtos, estamos ampliando o atendimento ao mercado. A Link Monitoramento está atuando fortemente junto ao setor da construção civil, no qual as betoneiras são clientes do sistema de monitoramento. A partir desse controle, é possível aumentar a produtividade e entrega do produto no cliente, já que o fornecedor faz várias rotas ao longo do dia”, conta Torres, acrescentando que, recentemente, fecharam negócio com uma seguradora na cidade do Rio de Janeiro para instalar sistema de monitoramento em 4.000 veículos em um prazo de quatro meses.
HBSIS Soluções oferece solução de monitoramento de entregas em tempo real
A HBSIS Soluções em Tecnologia da Informação (Fone: 47 2123.5400) é uma empresa de tecnologia da informação que atua nos segmentos de logística e distribuição, saúde, conselhos profissionais e outsourcing de TI. Além de realizar projetos de acordo com a necessidade de seus clientes, conta com o HB.MDM, voltado para o setor de logística e distribuição. Trata-se de uma solução de monitoramento de entregas em tempo real. “Através dele, central e frota estão em constante comunicação e é possível reverter devoluções no momento em que elas acontecem, controlar jornada, otimizar as rotas e verificar paradas não programadas, tudo em uma única interface”, conta Milton Felipe Helfenstein, gerente comercial de mercado da empresa. Ele também informa que o HB.MDM foi criado em 2011 e desde então tem conquistado diversos clientes do setor. “O sistema começou a ser utilizado dentro das revendas Ambev e hoje é também utilizado em diversos atacadistas e distribuidores, como a Codical Atacadista e Dunorte, por exemplo. A Wine, e-commerce de vinhos, e a Portobello são os clientes mais recentes da solução”, completa Helfenstein.
MiX Telematics: telemetria reduz em até 30% o número de acidentes com veículos de carga
Um aspecto que é foco da telemetria é o mapeamento do comportamento dos motoristas e a entrada em trechos perigosos, o que impacta fortemente na redução de acidentes. De acordo com Luiz Munhoz, diretor da MiX Telematics (Fone: 11 3393.8111), por meio da telemetria é possível identificar a velocidade máxima de segurança a ser desenvolvida pelo motorista, levando em consideração tipo de carga, veículo e traçado da rodovia. Ainda segundo ele, as soluções de telemetria possibilitam às empresas ranquearem seus melhores motoristas, atribuindo notas para cada evento, como estabelecer uma velocidade para pista seca e outra para molhada. Se o limpador de para-brisa for acionado, o sistema identifica que há chuva e a velocidade que deve ser respeitada no trecho. Dessa forma, quem gerencia a frota consegue saber se o motorista obedeceu as regras. Munhoz ainda explica que a telemetria reduz até 5% no consumo de combustível, além de economizar freios e diminuir acidentes, que chega a até 30%. Já falando do FM Communicator, solução completa de telemetria para gestão de frotas oferecida pela empresa, Munhoz conta que ela permite medir consumo de combustível do veículo e a análise de acidentes através de um relatório segundo a segundo (tachodata). “Como novidades, temos várias. Por exemplo, o FM Tracer, solução de entrada para telemetria que permite avaliar a condução dos motoristas, apontando erros de condução que reduzam a segurança e pontos aonde podem melhorar a performance; o FM Trailer, que permite gerir carretas, monitorando em tempo real e fazendo relatórios de distância percorrida e ociosidade; o MiX Vision, um acessório capaz de filmar o motorista e a estrada vinculando a eventos, como freada brusca, curva brusca e excessos de velocidade, transmitindo por celular 3G em tempo real essas informações a uma central; e o Alcoholock, equipamento capaz de medir o nível de álcool no sangue do motorista, impedindo que ele dirija o veículo com níveis de álcool no sangue.” Os mercados atendidos pela empresa com estes produtos? O diretor da MiX Telematics cita a linha de veículos leves a partir do FM Tracer e as empresas de logística a partir do FM Trailer, sendo que os outros acessórios são um upsell na sua base de clientes. Como novos clientes, Munhoz relaciona a Copacol, Linde Gás e Transmagno. “Estamos criando pacotes de produto específicos para algumas verticais, óleo e gás, ônibus fretado e rodoviário, construção e indústria”, completa.
Sascar atua via satélite, GSM/GPRS e radiofreqüência
Claudio Martini, diretor de produtos e tecnologia da Sascar (Fone: 11 2174.1500), diz que a empresa é líder no mercado de monitoramento e gestão de frotas e apresenta um portfólio de serviços via satélite, GSM/GPRS e radiofrequência voltados para a gestão eficiente das operações de transportes. “Nossas soluções fornecem, em tempo real, o monitoramento de veículos e cargas, também acompanhando o consumo de combustível, velocidade, dirigibilidade, rotas e trajetos, reduzindo custos, mitigando riscos e aumentando a lucratividade de seus clientes”, informa. “O serviço para Gestão de Frotas Leves proporciona o controle total da utilização da frota e modo de condução. Com esse sistema, toda a frota é monitorada em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana via computador, tablet ou smartphone. Além disso, é possível criar alertas específicos como: início das atividades, velocidade, pontos de interesse, consumo de combustível, entre outros”, diz Martini. Já a Telemetria Sascar possibilita medir mais os índices de desempenho da operação, como: ocupação da frota, quilômetros rodados sem carga, produtividade do momento da coleta até a da carga, condução do motorista, velocidade e acompanhamento de todo trajeto percorrido. Segundo o diretor de produtos e tecnologia da Sascar, o sistema armazena, ainda, os dados e os envia para visualização e análise em forma de relatórios e gráficos. “Por fim, o Sascar Caminhoneiro oferece o monitoramento do veículo, acesso ao balcão de fretes eletrônicos, onde o profissional autônomo pode encontrar opções de trabalho para aumentar sua renda, e um pacote de assistências pessoais e residenciais”, completa Martini. Por outro lado, a principal novidade da empresa é o RF Nacional, sistema de localização com cobertura em todo o território nacional. “A solução é protegida contra a ação do Jammer, nos casos de roubo. Este produto é voltado àqueles que já contam com um sistema principal, mas precisam aumentar a segurança nos casos em que há perda de comunicação”, conta o diretor de produtos e tecnologia da Sascar. Outra tecnologia desenvolvida pela Sascar é o Teclado Tempo Direção, uma solução que permite ao gestor acompanhar, por meio do sistema de monitoramento online Sascar, todas as atividades diárias de seus motoristas relacionadas à Lei 12.619, norma que regulamenta a carga horária de trabalho dos condutores, como o tempo de jornada, tempo de condução, descanso do dia anterior e demais atividades estipuladas por lei.
Como gerenciadora de riscos, a Buonny investe constantemente em tecnologia
A Buonny (Fone: 11 5079.2500), considerada a maior gerenciadora de riscos independente do Brasil nas áreas de transportes e logística, investe constantemente em tecnologia. Exemplo disse foi a criação do SGI (Sistema de Gestão Inteligente). “Com foco em transportadoras e embarcadoras, o diferencial do SGI é a total integração do software de Gerenciamento de Risco ao Módulo Logístico, o que possibilita visão simples e apurada das informações em tempo real. O sistema, totalmente online, faz parte do Portal Buonny, que é totalmente integrado e oferece solução completa para clientes, desde o processo de implantação, documentação, acompanhamento detalhado de operações, até o processo financeiro de forma simples e transparente”, explica Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny. Ele também informa que o sistema propicia automaticamente gestão sobre toda a frota, seja própria ou de terceiros, nível de serviço sobre todas as entregas, telão de Transit Time que propicia um monitoramento rápido e simples, pontos de retenção da frota e estatísticas de checklists. E, por ser integrado com os principais ERP/TMS do mercado, o SGI integra automaticamente todas as informações sobre as viagens, possibilitando visão em um único ambiente de informação, eliminando retrabalhos, atrasos ou erros de digitação. O presidente da Buonny também relaciona os outros produtos e serviços oferecidos pela empresa, como o Teleconsult, setor responsável pela análise do perfil do profissional, visando segurança do transporte de carga. Com o banco de dados analítico, leva em conta o perfil do profissional motorista, dados do embarque e outros itens para adequação ao risco de cada embarque. Há também a BuonnySat, central de monitoramento 24 horas, responsável pelo acompanhamento em tempo real das cargas das transportadoras e embarcadoras de maneira contínua por meio de programas de segurança e apoio logístico. Já em casos de contratempos identificados com as operações de monitoramento realizadas pelo Buonny Sat, o Pronta Resposta tem como objetivo oferecer atendimento rodoviário com o socorro de cargas em estradas (24 horas), deslocando equipes próprias ou prestadores credenciados em todo o Brasil até o local do evento. A empresa oferece, ainda, a Divisão de projetos especiais, que desenvolve soluções para segurança e logística da carga, buscando a constante atualização de seus serviços e acompanhando de perto os resultados obtidos, bem como o CBQ (Centro Buonny de Qualificação) que treina os profissionais do monitoramento de veículos de carga.
Clientes reduzem gastos de combustível e manutenção com gestão de frotas da ValeCard
A Trivale Adimistração – ValeCard (Fone: 34 3239.0550), de Uberlândia, MG, provedora de soluções e serviços para a gestão de frotas, tem entre seus clientes a Expresso Ocidental, especializada em logística, e órgãos públicos, como a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. “Estes são dois exemplos de como o Sistema Integrado de Autogestão (SIAG) da ValeCard contribui de forma significativa para os processos de gestão de frotas”, diz Neilson Augusto da Silva, gerente em Controladoria Operacional da empresa. A Expresso Ocidental, nascida na Zona Franca de Manaus, atua em pontos estratégicos de todo o Brasil por meio de suas 10 filiais, com distribuição, armazenagem, logística reversa e transporte. Especializada em transportes de veículos de duas rodas, a empresa gerencia uma frota de 350 veículos de variados tamanhos e tipos. “Foram identificadas reduções de 17% no consumo de combustível e mais de 12% no custo com manutenção da frota após a implantação de todas as etapas do SIAG”, informa Silva. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais também é cliente do SIAG da ValeCard que utiliza o sistema de gestão de frotas para gerenciar o SETS – Sistema Estadual de Transporte de Saúde, consórcio criado com as prefeituras dos municípios mineiros para realizar o transporte intermunicipal de pacientes do SUS. O SIAG ainda oferece um módulo de agendamento de passageiros para cadastro de usuários que possuem demandas médicas. O órgão também faz uso da Telemetria, que é responsável por rastrear os veículos e indicar o ponto de localização, horário de rastro, entre outros itens de controle. Falando especificamente da ValeCard, Marcelo Tadeu Simidamore, gerente de produtos frotas, diz que a empresa tem uma cesta de produtos direcionada para a Gestão de Frotas com os seguintes itens: Gestão de Abastecimento, Gestão Manutenção e Telemetria. “São soluções que se integram ao sistema financeiro das empresas e visam controlar, planejar e rastrear frotas de veículos de qualquer tamanho”, ressalta Simidamore. Ainda segundo informações do gerente, a ValeCard está atuando fortemente em nichos como prestadores de serviços e empresas de pequeno porte, que não têm departamento dedicado à gestão de frotas.