O diretor comercial e de marketing do Grupo Mesquita, José Roberto França de Mesquita Filho, anunciou, no dia 04 de abril último, as estratégias adotadas para tornar a empresa uma das maiores operadoras nacionais a oferecer Cadeia Logística Completa de Importação (M-Imlog), Exportação (M-Exlog) e Distribuição (M-Dilog).
“Na verdade, a empresa está se reposicionando no mercado logístico e passando a oferecer soluções integradas para distribuição nacional e internacional, operando com Cadeia Logística Completa de Importação, Exportação e Distribuição”, disse ele.
Segundo o diretor, a nova forma de operação será viabilizada com a maior integração das diversas áreas operacionais da empresa, agregadas a um software de gerenciamento que permite uma visualização única e integrada do pedido do cliente.
A estrutura da empresa inclui duas EADI’s alfandegadas nas duas margens do Porto de Santos, 90 caminhões, 520 chassis para transporte de contêineres e um Centro de Distribuição estrategicamente localizado em São Bernardo do Campo, com 35.000 m2, sendo 5.000 m2 para armazenagem de produtos químicos. Este CD será inaugurado em maio próximo e foi concebido para ser um grande pólo centralizador de mercadorias, onde o Grupo realizará diretamente, sem terceirização de serviços, todas as operações logísticas necessárias à manipulação de produtos destinados ao mercado nacional e internacional.
Para complementar os serviços logísticos, a empresa também oferece despachantes aduaneiros, desenvolve projetos personalizados e foi autorizada a operar de acordo com a IN 79, instrução normativa criada pelo Governo Federal que visa facilitar as operações portuárias, incrementando as exportações brasileiras.
Soluções completas
O Grupo Mesquita é responsável pela movimentação de cerca de 10% do volume de cargas em contêineres do Porto de Santos.
E, a partir do início das operações do novo CD, poderá conceber soluções completas voltadas para as necessidades específicas de cada cliente.
Além disso, o Grupo aposta na agregação de valor dos produtos a partir da manipulação de mercadorias, tanto nas estações alfândegas como no novo CD. Esse tipo de operação, que visa pequenas industrializações nas EADI’s, será viabilizado pela IN 79, Instrução Normativa do Governo Federal que permite que os clientes possam utilizar as instalações da empresa para estoque, armazenagem e preparação de itens para exportação.
Serviços
Para atender às necessidades do mercado, o Grupo Mesquita acaba de criar uma linha de serviços – M-ImLog e M-ExLog e a Solução Logística de Distribuição Nacional e Internacional (M-DiLog), que tem o objetivo de reduzir o transit time total, os custos globais e os níveis de estoques.
O M-ImLog foi concebido para os clientes que pretendem reduzir o número de seus prestadores de serviços, integrando e concentrado seus processos em um único operador logístico. “Tal integração permite um rastreamento total da carga, bem como a melhor gestão da performance de cada cliente, que poderá configurar seu processo de acordo com suas necessidades. Diversos benefícios podem ser agregados ao pacote, dependendo da configuração do cliente”, analisa Mesquita Filho.
Por sua vez, o M-Exlog visa a oferecer um pacote de serviços integrados de alto valor agregado e de baixo custo, aumentando, assim, a competitividade dos exportadores brasileiros. “Nesse processo de exportação, a redução do número de prestadores de serviços se concretiza de forma tal, facilitando os processos junto à alfândega e ao porto de Santos”, informa o diretor comercial e de marketing.
Como operador logístico, a Mesquita também desenvolve uma nova concepção de Distribuição – o M-DiLog – integrando a distribuição nacional e internacional. Isto está sendo possível graças à IN 79, da Receita Federal, que permite às EADIS processar pedidos de beneficiamento e montagens, entre outras atividades, de produtos nacionais e importados nas zonas alfandegadas – e ao novo Centro de Distribuição localizado em São Bernardo do Campo.
“A combinação das atividades executadas nas EADI’s e no Centro de Distribuição possibilitam a montagem de operações de acordo com a necessidade de cada cliente, o que gera ganhos de competitividade e redução de custos globais”, finalizada o diretor comercial e de marketing.









