Para aumentar a reciclagem de embalagens cartonadas e fortalecer toda a cadeia de reciclagem, a Tetra Pak (Fone: 19 3879.8000) – empresa que produz sistemas integrados para processamento, envase, distribuição e embalagens cartonadas para alimentos como leite e derivados, sucos, chás, derivados de tomate, cremes, molhos e outros – criou um buscador específico de pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens Longa Vida: o site Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br).
“Há um grande potencial de reciclagem das embalagens Longa Vida em todo o país. A campanha que se inicia será o motor propulsor para esta nova fase, que definitivamente abrirá caminho para uma sociedade mais preocupada com a conservação de nosso planeta, além de gerar mais empregos e renda para todos os integrantes da cadeia”, comenta Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, acerca da campanha nacional promovida pela empresa – que inclui, também, uma forte divulgação através de meios de comunicação –, que visa aumentar em mais de 50% o volume de embalagens Longa Vida recicladas em três anos.
O Rota da Reciclagem conta com a plataforma tecnológica do Google Maps para apontar a localização e o contato de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e comércios ligados à cadeia de reciclagem de embalagens pós-consumo da Tetra Pak em todo o território nacional.
De acordo com o diretor de meio ambiente, ao digitar o endereço do buscador, o internauta se deparará com uma página explicativa de como utilizar a ferramenta. “Em um campo indicado, o usuário digita seu endereço e escolhe o tipo de iniciativa sobre a qual quer informação, entre cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária. Depois é só clicar em ‘pesquisar no mapa’ que o buscador indicará os pontos mais próximos”, explica. Ao visualizar o mapa, o usuário, que tem abertura para indicar locais de coleta seletiva que não estejam cadastrados, irá encontrar sempre três ícones: os PEVs – Pontos de Entrega Voluntária, as cooperativas e os estabelecimentos comerciais.
Os PEVs são locais que recebem as embalagens Longa Vida (e também outros materiais) para serem enviados à reciclagem. Este, segundo a Tetra Pak, é o primeiro passo do processo, no qual as pessoas depositam os materiais separados em casa. Já as cooperativas são iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais, de acordo com a Tetra Pak.
Completando a trinca identificada no mapa da Rota da Reciclagem, aparecem os locais que compram material Longa Vida para beneficiamento e envio aos recicladores. Segundo a empresa, eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens Longa Vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.
Do ponto de vista de von Zuben, quando se estimula a reciclagem, se promove a sustentabilidade de toda a cadeia, todo mundo ganha com as ações de incentivo, as cooperativas, os catadores, a comunidade e as demais organizações envolvidas. “Como a reciclagem ocorre com os esforços de toda uma cadeia, a logística é fundamental do início ao final do processo”, conclui, ressaltando que a Tetra Pak incentiva, mas não é a responsável pela reciclagem.









