A Eldorado Brasil Celulose, nova denominação da empresa de celulose da holding J&F, controladora do JBS Friboi, se prepara para inaugurar sua primeira fábrica em Três Lagoas (MS), em 12 de dezembro. No projeto, os investimentos alcançaram R$ 6,2 bilhões, 10% abaixo do estimado originalmente.
A Eldorado nasce com capacidade instalada de 1,5 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada, mas pretende instalar duas outras linhas de produção – em 2017 e 2020. Com isso, espera chegar ao fim desta década com produção de 5 milhões de toneladas por ano, bem perto do que produz hoje a Fibria, maior companhia do mundo nessa área.
A empresa planeja vender 45% da produção na Ásia, especialmente na China, e outros 40% na Europa. O restante será distribuído entre América do Norte e outras regiões. Para tanto, já instalou escritórios nesses mercados e uma holding internacional em Viena.
Somente em logística, a Eldorado está investindo R$ 800 milhões. Os recursos foram alocados em operações de dois terminais rodoferroviários e hidroferroviários, na compra de locomotivas e vagões e em um terminal de embarque em Santos.
O investimento em logística visa a escoar, com competitividade de frete, toda a produção da empresa por ferrovia e hidrovia. A empresa negociou com as duas principais concessionárias de ferrovias do país – ALL e MRS Logística.
Cada concessionária será responsável por transportar 50% da produção anual, o correspondente a 750 mil toneladas, entre a fábrica e o Porto de Santos.
A ALL levará a carga, em caminhões, até um terminal da Eldorado ao lado em sua ferrovia, em Aparecida do Taboado (MS), distante 45 km. Já a MRS transportará a celulose a partir de outro terminal, em Pederneiras (SP), onde a celulose chegará em barcaças pelo rios Paraná e Tietê.
Fonte: Valor Econômico









