A Caramuru Alimentos registrou recorde de movimentação de soja pela hidrovia Tietê-Paraná na safra 2006/07, totalizando 900 mil toneladas de produtos, ante 600 mil no ciclo anterior. Além disso, também elevou o transporte de produtos por ferrovia desde Pederneiras até o porto de Santos para 600 mil toneladas na atual safra, ante 400 mil toneladas em 2005/06. O transporte é feito, neste trecho, pela MRS Logística.
Esta situação é resultado dos investimentos realizados pela empresa nos últimos dez anos: R$ 100 milhões para ampliar a sua capacidade de transporte de grãos por hidrovias e ferrovias.
César Borges de Sousa, vice-presidente da Caramuru, diz que dos 1,2 milhão de toneladas de soja que a empresa exportou na safra, apenas 300 mil foram transportadas exclusivamente por rodovias. “Antes a soja processada em Goiás ia por hidrovia até o porto de Anhembi e de lá seguia por caminhões até o porto de Santos. Agora a maior parte da carga vai por trem desde Pederneiras”.
De acordo com ele, o uso do modelo integrado é de 15% a 20% mais econômico que o transporte rodoviário. A movimentação de uma tonelada de soja por 1 mil quilômetros custa R$ 100 reais por rodovias, R$ 65 por ferrovias e R$ 40 por hidrovia, informa.
(Fonte: Valor Econômico)









