A logística da área de autopeças requer muito cuidado e organização para que não aconteçam atrasos na entrega ou avaria das peças.
Nesta matéria exclusiva, a Bosch (Fone: 0800 7045446) detalha a operação de sua área de reposição automotiva para os mercados nacional e de exportação do Independent Aftermarket e do Original Equipment Sales.
A empresa tem 38.000 itens em sua base de cadastro de produtos ativos para os mercados de reposição – nacional e de exportação – Independente Aftermarket e Original Equipment Sales, com um fornecimento médio mensal de 16.000 itens.
“Oferecemos um pacote de produtos muito amplo e atrativo. A nossa unidade de negócio para os mercados de reposição Independent Aftermarket e Original Equipment Sales comercializa todas as linhas dos produtos Bosch do setor automotivo, como sistema de freios, filtragem, iluminação, sistema de injeção a diesel, alternadores e motores de partidas, sistemas de limpeza, sistemas de injeção a gasolina, linha de conforto e eletrônica, velas, baterias, correias e equipamentos de testes”, detalha Moises Ferella, gerente de logística da área de Reposição Automotiva da Robert Bosch América Latina.
Ele informa que 20% dos produtos são de alta rotação; 50%, de média rotação e 30%, de baixa rotação. Além disso, a empresa comercializa baterias, considerado um produto perigoso e que requer processos e cuidados especiais em todo o processo do Supply Chain, desde o manuseio, armazenagem e transporte até a distribuição.
Quanto aos itens importados, são 20%, a maioria peças de reposição de baixo giro e baixo valor agregado, diz Ferella. “Temos um volume médio mensal de faturamento de 116.000 linhas de pedidos, sendo 110.000 para o Independet Aftermarket, 1.000 para Original Equipment Sales e 5.000 para Exportação”, detalha.
A Bosch possui um CD que consolida todos os produtos para os mercados de reposição. “O cenário é o seguinte: são quatro fábricas no Brasil, duas instaladas em Campinas, SP, uma em Curitiba, PR, e outra em Aratu, BA, além de fornecedores locais e internacionais que entregam cerca de 1.200 toneladas de produtos em nosso CD mensalmente”, revela o gerente de logística.
Quanto ao provedor logístico contratado, este fica responsável por todos os processos de recebimento e conferência dos produtos, nacionalização dos produtos importados, armazenagem, separação, conferência, embalagem final, expedição, contratação dos transportes e entrega final aos clientes. “Para os mercados de reposição nacional, 100% dos produtos são distribuídos através de nosso CD. Para os mercados de reposição na exportação, temos cerca de 70% dos volumes de vendas saindo diretamente das fábricas e 30% via CD”, completa Ferella.









