Após um período experimental, a ArcelorMittal Brasil acaba de firmar um contrato com a Seqtra Engenharia Logística para transporte de aços planos e longos a partir de todas as suas unidades do Brasil. O trabalho se iniciará com as fábricas de Timóteo e de Sabará, as duas em Minas Gerais, para levar as cargas até os pontos de distribuição da região sul/sudeste nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expectativa é movimentar mais de 60 mil toneladas anuais.
Um dos diferenciais que pesou favoravelmente na escolha da ArcelorMittal foi o sistema exclusivo desenvolvido pela transportadora, que faz o rastreamento detalhado on-line dos caminhões em seus percursos, incluindo a contagem da quantidade de CO2 lançado na atmosfera pelos escapamentos destes veículos. Este processo acontece durante o transporte dos produtos ArcelorMittal até os seus clientes. O total de CO2 emitido será compensado com a compra de VERs – créditos de carbono do mercado voluntário – e investimentos em projetos florestais, a princípio no Estado de Minas Gerais, consistindo essencialmente na recuperação de matas ciliares, recuperação de nascentes e áreas degradadas.
“A parceria entre a ArcelorMittal e a Seqtra é muito importante, e o meio ambiente será o grande beneficiado”, declara José Otávio Andrade Franco, gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal Aços Longos.
Segundo Dario Palhares, diretor comercial e de operações da Seqtra, com a ArcelorMittal Brasil, a empresa aumentará em mais de 100% o faturamento em 2010.









