O setor de transportes é responsável por uma parcela relevante das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Para enfrentar esse desafio, a Ypê, por meio de sua operadora logística TIXlog, incorporou nove caminhões Scania GH 460 6×4 X-gas movidos a Gás Natural Veicular (GNV) em sua frota. A iniciativa conta com parceria da Scania Brasil e da Localiza Pesados.
Os novos veículos marcam também os 75 anos da Ypê e refletem o alinhamento entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental. Os caminhões possuem 460 cavalos de potência, autonomia de até 450 quilômetros na tração 6×4, além de 311 metros cúbicos de volume de gás armazenado em cilindros. O conceito “mochilão”, com dois tanques adicionais atrás da cabine, amplia a capacidade e a versatilidade para o transporte. Inicialmente, a frota será utilizada em rotas regionais entre Amparo (SP), Salto (SP) e Extrema (MG).

Para Gean Andrews Scudilio, Gerente de Frota da TIXlog, a chegada da frota movida a gás traduz a trajetória da empresa. “Ao longo de mais de sete décadas, a Ypê construiu uma história pautada pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade. A chegada da frota movida a gás natural, operada pela TIXlog, reforça esse legado e mostra como é possível unir eficiência operacional e responsabilidade ambiental em benefício de toda a sociedade”.
A Localiza Pesados atua no fornecimento, manutenção e suporte técnico dos veículos, garantindo a viabilidade do projeto. “Nosso papel é apoiar empresas que buscam soluções logísticas sustentáveis, oferecendo veículos modernos, infraestrutura de suporte e gestão especializada. A operação com a TIXlog reforça nosso compromisso com a inovação e com a redução do impacto ambiental do transporte rodoviário no Brasil”, afirmou Alex Machado, Executivo de Pesados da companhia.
Segundo André Gentil, Gerente de Vendas de Soluções a Frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, o GNV e o biometano são alternativas imediatas para reduzir emissões. “Os caminhões Scania movidos a gás representam uma solução madura, confiável e de alto desempenho, capazes de reduzir em até 90% as emissões de CO₂ quando abastecidos com biometano. Com iniciativas como a da TIXlog e da Ypê, mostramos que é possível conciliar produtividade e sustentabilidade no transporte de cargas”.









