A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, registrou uma redução de 8,6% no consumo de combustível no Corredor Norte, que conecta o Tocantins ao sistema portuário do Maranhão. O resultado foi alcançado por meio de investimentos em otimização operacional e soluções de eficiência energética, integrando a agenda ESG da empresa. Segundo o Relatório de Sustentabilidade VLI 2024, a queda evitou o consumo de aproximadamente 1,3 milhão de litros de diesel e a emissão de 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
De acordo com Alessandro Gama, diretor-executivo de Planejamento, Engenharia e Tecnologia da VLI, “os dados alcançados qualificam ainda mais o Corredor Norte como exemplo de eficiência energética em todo o sistema ferroviário brasileiro. Nossos esforços em capacitação de maquinistas, planejamento e introdução de tecnologias têm o intuito de tornar esse impacto positivo ainda maior, em toda a operação da VLI. Isso está em linha com o compromisso público mantido pela companhia de reduzir as emissões de gases do efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030”.

Tecnologia Leader e eficiência energética
Um dos principais recursos utilizados para atingir o resultado foi o sistema Leader, presente na frota premium de locomotivas da VLI. Quando o trem atinge velocidade acima de 8 km/h, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma. O sistema reduz variáveis operacionais e o desgaste de equipamentos, além de aumentar a segurança e otimizar o uso de combustível, ajustando em tempo real aceleração, frenagem e potência para minimizar desperdícios.
Na Ferrovia Norte-Sul (FNS), trens equipados com o Leader apresentaram melhoria na eficiência energética de 1,66 para 1,51 litros/ktkb (litros por mil toneladas por quilômetro bruto) em comparação com trens sem o sistema, o que representa significativa redução no consumo de diesel e, consequentemente, nas emissões. Atualmente, mais de 80% do trajeto percorrido no Corredor Norte utiliza o Leader, abrangendo o tramo norte da FNS, sob concessão da VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por meio de direito de passagem.
Expansão para outros corredores ferroviários
A tecnologia já está presente também nos Corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que ligam o Centro-Oeste ao Porto de Santos e o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, respectivamente. A expectativa é ampliar o uso na FCA para níveis semelhantes aos da FNS, com projeção de economia de combustível de cerca de 7% até o final do próximo ano.
Compromissos ESG da VLI
Até maio de 2025, a VLI já reduziu 10,79% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao ano-base de 2020, considerando todas as operações ferroviárias. Desde 2021, a empresa mantém compromissos públicos sociais, ambientais e de governança com metas até 2030, integrados à Jornada ESG VLI, que busca promover uma logística sustentável, eficiente e alinhada às demandas ambientais da cadeia logística nacional.
Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade 2024 da VLI.









