VLI capta R$ 2 bilhões em debêntures para investimentos na FCA e no Tiplam

A VLI, companhia de serviços logísticos que opera portos, ferrovias e terminais, concluiu duas captações de debêntures que somam R$ 2 bilhões. Os recursos serão destinados a obras na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista. Segundo a empresa, o montante representa o maior volume já emitido via debêntures em sua trajetória. As operações foram liquidadas neste mês e tiveram coordenação dos bancos Itaú, Bradesco, Santander e BTG, com vencimentos entre 10 e 12 anos.

O CEO da companhia, Fábio Marchiori, afirmou: “O sucesso das operações reflete a credibilidade da gestão financeira da VLI, seguidamente avaliada como AAA pelas mais importantes agências internacionais de riscos. A emissão de debêntures incentivadas para infraestrutura é um instrumento positivo que nos permite, ao mesmo tempo, financiar investimentos correntes e de capital, bem como aumentar a eficiência dos ativos sob nosso controle, sempre com foco na segurança operacional e na geração de valor ao negócio dos nossos clientes”.

VLI capta R$ 2 bilhões em debêntures para investimentos na FCA e no Tiplam

Investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

Na FCA, o aporte permitirá ações de manutenção e melhoria da via permanente, como troca de trilhos e dormentes — medida que contribuirá para o aumento da velocidade média de circulação dos trens. Para atender esse objetivo, a VLI já encomendou cerca de 9 mil toneladas de trilhos, equivalentes a aproximadamente 230 quilômetros de extensão linear.

Além disso, estão previstas obras de recuperação e instalação de novos guarda-copos em pontes e passagens de pedestres, reforçando a segurança das comunidades que convivem com a operação ferroviária. Assim, a empresa busca ampliar a confiabilidade e o desempenho da malha, ao mesmo tempo em que aprimora a interface com áreas urbanas.

Investimentos no Tiplam

No Tiplam, os recursos captados serão voltados ao reforço e à renovação das estruturas móveis e fixas do porto, incluindo armazéns, carregadores e correias transportadoras. As melhorias também contemplam os berços de atracação, garantindo maior segurança às embarcações em condições climáticas mais severas e ampliando a disponibilidade operacional do terminal.

O Tiplam integra o Corredor Sudeste da VLI, que movimenta cargas como açúcar, grãos e fertilizantes provenientes de estados como Minas Gerais, São Paulo e Goiás por meio da ligação direta com a Ferrovia Centro-Atlântica. Como todos os fluxos de exportação do terminal são feitos por ferrovia, há também ganhos ambientais, já que o modal ferroviário emite 1/6 do CO₂ do modal rodoviário por tonelada transportada, além de evitar a sobrecarga de caminhões na Baixada Santista.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Ferroviário
Brado inaugura rota ferroviária de 2,7 mil km e conecta Sudeste ao Norte e Nordeste
Brado inaugura rota ferroviária de 2,7 mil km e conecta Sudeste ao Norte e Nordeste
Dassault Systèmes fornece à Rumo Logística tecnologia de simulação para avanço de eficiência operacional
Dassault Systèmes fornece à Rumo Logística tecnologia de simulação para avanço de eficiência operacional
Novos projetos aceleram investimentos em ferrovias, em busca de uma matriz de transporte mais equilibrada
Novos projetos aceleram investimentos em ferrovias, em busca de uma matriz de transporte mais equilibrada
Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para a Ferrovia Transnordestina em Pernambuco
Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para a Ferrovia Transnordestina em Pernambuco
Rumo é a primeira ferrovia do Brasil a usar Starlink em locomotivas para ampliar segurança e conectividade
Rumo é a primeira ferrovia do Brasil a usar Starlink em locomotivas para ampliar segurança e conectividade
Ferroport adota inteligência artificial no Porto do Açu para detectar contaminantes em correias transportadoras
Ferroport adota inteligência artificial no Porto do Açu para detectar contaminantes em correias transportadoras

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste