Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Vibra, maior distribuidora de combustíveis e energia do país, está promovendo uma série de ações de conscientização com alcance nacional. A expectativa é impactar mais de 8 milhões de pessoas, superando os números registrados na edição anterior da campanha.
As iniciativas fazem parte do Movimento Violência Sexual Zero e estão sendo realizadas em eventos esportivos e culturais de grande visibilidade, como a Copa Truck e a Stock Car, no Festival de Interlagos Motos, o Festival de Pecuária de Goiânia e o Web Summit. O objetivo é ampliar o debate público e incentivar a denúncia de casos por meio do Disque 100.

Segundo Ernesto Pousada, CEO da Vibra, “diante de uma realidade tão grave e inaceitável, não há espaço para omissão. É preciso romper o silêncio, dar visibilidade ao problema e mobilizar toda a sociedade para agir”.
Campanha interna envolve colaboradores como agentes de proteção
Paralelamente às ações externas, a Vibra realiza uma mobilização interna com o mote “Sou um agente de proteção”. A campanha convida os colaboradores a assumirem um papel ativo na proteção de crianças e adolescentes, impactando também suas redes pessoais e profissionais.
Entre os destaques da programação está a instalação da Loja de Inconveniência no Edifício Lubrax, sede da empresa no Rio de Janeiro. A ativação apresenta uma experiência imersiva com dados e mensagens de conscientização sobre a violência sexual infantojuvenil.
A campanha também inclui o curso “Violência Sexual Zero”, oferecido na plataforma Capacidade Máxima para as equipes dos postos Petrobras, além de uma live com Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, realizada em 12 de maio.
Parceria com organizações amplia rede de proteção
A Vibra é uma das empresas signatárias do Movimento Violência Sexual Zero, que reúne entidades como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta. Desde março de 2025, mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis aderiram à iniciativa, com campanhas que devem alcançar mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Violência sexual infantil no Brasil: dados alarmantes
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual a cada hora no Brasil, mas apenas 8,5% dos casos são denunciados, segundo o IPEA (2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal (Mapear 2023/2024) identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil em rodovias federais.
Empresas interessadas em aderir ao movimento podem acessar mais informações diretamente neste link.









