O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) realizou, no dia 27 de março, a 4ª edição do evento Vez & Voz, movimento criado pela entidade para aumentar e fortalecer a participação das mulheres no TRC.
Realizado no Palácio dos Transportes, em São Paulo, SP, o evento contou com a presença de executivas do setor de transporte e logística, profissionais da área e colaboradoras de entidades de classe e de empresas associadas.
O tema desta edição, “Além dos seus sonhos”, buscou despertar o potencial que há dentro de cada mulher para ir além dos próprios sonhos, por meio de iniciativas e histórias inspiradoras.

Marcelo Rodrigues, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, participou da abertura do evento, enaltecendo as organizadoras da iniciativa e agradecendo pela presença de Carla Morando, deputada estadual, também presente, que tem ajudado nas causas do setor no âmbito da política. Ela parabenizou o projeto e destacou as conquistas das mulheres no TRC e no mercado de trabalho, embora ainda haja muito a ser alcançado.
Por sua vez, Ana Jarrouge, presidente-executiva do SETCESP e idealizadora do Movimento Vez & Voz, lembrou que já são cinco anos da iniciativa. Ela pediu compromisso e comprometimento à causa. “Queremos criar um ambiente acolhedor, saudável e equitativo para as mulheres no TRC. Não importa quanto tempo demore. Ainda temos muitos desafios para enfrentar, mas quando há pessoas e empresas engajadas, a soma de várias ações nos faz acreditar que iremos colher bons frutos”, disse.
Panorama das mulheres no TRC
Antes de abordar o TRC, Camila Florencio, coordenadora do movimento Vez & Voz e gerente de comunicação do SETCESP, apresentou dados de um estudo da ONG Think Olga, que revelou os principais sonhos das mulheres:
72,5% sonham em ter estabilidade financeira
66,9% sonham viajar pelo mundo
49,2% sonham ter uma carreira profissional sólida
Entre as aproximadamente mil entrevistadas de todo o Brasil:
65% sentem que seus sonhos são mais ambiciosos do que os das suas mães e avós
75% das mulheres adultas já desistiram de algum sonho
Especificamente sobre o setor, Camila apresentou os dados da 2ª pesquisa Mulheres no TRC, cujos dados são operados pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC):
82% desejam crescer na carreira no TRC
73% confiam que poderão ser promovidas
70% se sentem preparadas para assumir uma posição maior
58% se sentem livres para se expressar
87% sentem que contribuem para melhorar os resultados da empresa
50% se sentem ouvidas e valorizadas
60% se sentem reconhecidas pelos superiores por contribuir com os resultados
Um dos pontos críticos identificados pela pesquisa é a baixa representação feminina em cargos de liderança e como motoristas no setor de transporte de cargas. Entre as empresas analisadas, apenas entre 1% e 3% das mulheres ocupam esses postos, com a grande maioria delas concentrada em funções de base e no primeiro nível de liderança.
Outro ponto importante foi o assédio moral e/ou sexual nas empresas. Das participantes, 16% afirmaram ter vivenciado alguma situação de assédio moral e/ou sexual dentro da empresa no último ano. Quanto à percepção de suporte, 72% acreditam que a empresa daria o suporte adequado caso denunciassem uma situação de assédio, 23% não têm certeza sobre o suporte que receberiam e 5% acreditam que não receberiam apoio da empresa.
Por fim, sobre o testemunho de assédio, 22% afirmaram ter presenciado alguma situação de assédio moral e/ou sexual no ambiente de trabalho no último ano, 6% não souberam responder e 72% disseram não ter presenciado esse tipo de ocorrência. Os dados indicam que, embora a maioria das entrevistadas não tenha vivenciado nem testemunhado casos de assédio, uma parcela significativa já passou por essa situação ou a presenciou.
Boas práticas e realização de sonhos
Durante o evento, foram realizados dois painéis de conteúdo. O primeiro, intitulado “Boas Práticas voltadas para a equidade de gênero”, foi mediado por Sérgio Póvoa, vice-coordenador do Movimento Vez & Voz e diretor de Gente & Gestão na Jamef Transportes.
O painel contou com a participação de Fernanda Machado, head de Operações da Conlog – que apresentou o projeto ‘Donas’; Jéssica Caballero, diretora da Transreal – que compartilhou detalhes sobre a iniciativa ‘A Estrada também é delas’, e Natalia Fonseca, coordenadora de Transportes da PepsiCo – que apresentou o ‘Programa Frota para Elas’.
Durante a discussão, foram compartilhadas práticas exitosas e estratégias que têm sido implementadas nas empresas para promover a equidade de gênero e garantir mais oportunidades para as mulheres no setor de transporte.
O segundo painel, intitulado “Do sonho à realidade”, foi mediado por Gislaine Zorzin, vice-coordenadora do Movimento Vez & Voz e diretora administrativa e de Novos Negócios na Zorzin Logística. Participaram dessa mesa Ane Cardoso, gerente financeira na Zorzin Logística, Fabiana Picorelli, diretora comercial na Picorelli Transportes, e Sonia Alessandra Teixeira, motorista na Transjordano.
Este painel trouxe à tona as histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios e transformaram seus sonhos profissionais em realidade, destacando a importância da persistência, da capacitação e do apoio mútuo para o avanço na carreira no setor de transportes.
Próximo de completar 100 anos, a Picorelli Transportes teve, por vários anos, a bisavó de Fabiana como presidente. A história foi contada em um vídeo com relato emocionante.
2ª edição do Prêmio Vez & Voz – Mulheres no TRC
A entrega dos troféus da 2ª edição do Prêmio Vez & Voz integrou o evento, com o objetivo de reconhecer projetos desenvolvidos pelas empresas de transporte rodoviário de cargas para ampliar a participação de mulheres no setor e torná-lo mais diverso e inclusivo.
Os projetos inscritos foram avaliados pelos jurados considerando os critérios de inovação, evidência, perenidade e resultados. O processo de apuração dos votos foi conduzido pelo IPTC.
A vencedora na categoria “Motorista” foi a Transpedrosa, com o Projeto Mulheres no Volante.
Na categoria “Liderança”, o primeiro lugar foi para a Jamef Transportes, com o projeto Mulheres na Liderança. E na categoria “Mais Mulheres no TRC”, o troféu ficou com a Rodonaves e seu projeto “Mulheres em Movimento”.
Já o 2º Reconhecimento Vez & Voz premiou a TQUIM Transportes e a Setrans ABC, como a transportadora e a entidade, respectivamente, com maior engajamento no Movimento.
Palestra motivacional sobre inteligência emocional
Joslaine Carlos, especialista em pessoas e liderança, ministrou a palestra de encerramento intitulada “Inteligência Emocional – Esqueça tudo o que te disseram sobre controlar suas emoções”. Ela abordou de forma profunda e prática a importância de entender e gerenciar as emoções, em vez de tentar controlá-las.
Ela explicou que analisamos o mundo a partir do que sentimos, e o significado de tudo o que acontece ao nosso redor está profundamente ligado às nossas emoções. Cada experiência é filtrada por nossas vivências, crenças e estados emocionais, fazendo com que a interpretação de um mesmo acontecimento varie de pessoa para pessoa.
Joslaine também trouxe à tona a reflexão sobre a evolução pessoal e profissional, questionando “quem eu preciso me tornar?”. Ela destacou que, para conquistar promoções, reconhecimento ou alcançar outros objetivos profissionais, é preciso trabalhar no “ser”, ou seja, na construção interna de qualidades e competências, para, então, conquistar o “ter”.
A palestra se encerrou com uma prática de meditação, na qual Joslaine encorajou as mulheres a seguirem seus sonhos e não perderem de vista as aspirações que tinham na infância. Essa atividade serviu como um momento de conexão interior e fortalecimento para que cada mulher pudesse retomar suas metas e sonhos com renovado entusiasmo.