A consolidação do Grupo Lebes como um ecossistema que reúne varejo, logística, indústria e serviços financeiros vem reposicionando a companhia em um patamar operacional mais robusto. Sob a liderança de Otelmo Drebes, a empresa integrou sete unidades de negócio, incorporando ao modelo tradicionais frentes como a Lojas Lebes, a Lebes Indústria de Vestuário, três operações financeiras e duas empresas de logística. Esse movimento, portanto, sustenta o plano de alcançar faturamento próximo de R$ 2 bilhões em 2026.
Localizado em Guaíba (RS), o complexo logístico Ellosul recebeu investimento estimado em R$ 500 milhões. Com 63 hectares e sete pavilhões que totalizam 264 mil m², o Ellosul é o maior conjunto de galpões logísticos da Região Sul. É nesse local que opera o novo centro de distribuição da Lebes, que dobrou a capacidade de armazenagem e aprimorou o fluxo de abastecimento das lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo José Rafael, diretor de Operações do Grupo Lebes, “Além da estrutura de ponta com uma construção inovadora, com uso de energia renovável, segurança e áreas muito maiores do que costumamos encontrar, estamos geograficamente bem localizados em uma rota que liga ao Sul do país, ao Porto de Rio Grande, ao Uruguai e à Argentina.” Ele destaca ainda que o complexo tende a contribuir para o desenvolvimento local e pode gerar até 3 mil empregos quando estiver em plena atividade.

Integração com a IntechLog e rotas otimizadas
O Ellosul está conectado à IntechLog, braço de inteligência logística inaugurado em 2019. Essa operação gerencia rotas fixas com análise preditiva e otimização de custos, apoiada no uso dos caminhões disponíveis para clientes externos. São mais de 300 veículos sob gerência, responsáveis por mais de 80 mil fretes ao ano, movimentando R$ 1,14 bilhão em mercadorias.
Ecossistema Lebes e ganhos operacionais
A reorganização das frentes de negócio reforçou a logística como motor do ecossistema, acelerando reposição, reduzindo custos e ampliando o controle sobre todo o ciclo — da produção interna, que supera 800 mil peças de vestuário ao ano, até a entrega ao consumidor. A estratégia omnicanal é fortalecida por sistemas que conectam lojas, e-commerce e o app Lebes em uma infraestrutura integrada de atendimento e distribuição.
Ao mesmo tempo, a companhia avança na automação e no uso de tecnologia para tomada de decisão. Mais de 400 processos automatizados reduzem etapas manuais em áreas como crédito, cobrança, logística e vendas. A inteligência artificial apoia análises de crédito, gestão de estoques, precificação e segmentação de campanhas. Ferramentas internas, como o aplicativo “Resolve”, ampliam o acesso dos vendedores a estoques, limites de compra e histórico dos clientes, resultando em maior agilidade e precisão operacional.
A visão estratégica da verticalização
Para Otelmo Drebes, a transformação em ecossistema representa tanto uma decisão estratégica quanto cultural. “Queremos mais do que multiplicar lojas. Estamos construindo uma plataforma completa, que entrega valor em cada elo da cadeia”, afirma o presidente. Mesmo diante de desafios, como a enchente de 2024, o grupo mantém a verticalização, a tecnologia e a logística avançada como pilares para um ciclo contínuo de expansão.









