A Vast Infraestrutura concluiu no último sábado, 3 de maio, a milésima operação de transbordo de petróleo no terminal T-Oil, localizado no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro. A marca simbólica representa a movimentação de 1 bilhão de barris de petróleo desde o início das operações da empresa, em 2016.
Em 2024, a Vast foi responsável por aproximadamente 40% das exportações de petróleo do Brasil, com um volume movimentado de 25,2 milhões de toneladas de óleo cru. No mesmo período, o Brasil exportou cerca de 64 milhões de toneladas, consolidando o terminal como um dos principais pontos logísticos para o setor de óleo e gás.

“Hoje o Brasil exporta cerca de 1,7 milhão de barris por dia. Com as novas campanhas exploratórias e o aumento da produção brasileira, esse número pode chegar a 3,5 milhões no começo da próxima década. O terminal da Vast é o líder no país na exportação de petróleo, o principal produto da balança comercial brasileira. Isso demonstra a importância estratégica do T-Oil e do Porto do Açu para a economia nacional”, afirmou Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura.
O T-Oil é o único terminal privado no Brasil com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier), sendo também o mais moderno do país em sua categoria. Já foram investidos cerca de US$ 500 milhões em infraestrutura no local, que possui licença para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.
De olho no crescimento da produção nacional, a empresa estuda ampliar a capacidade do terminal, com foco em atender a crescente demanda de exportações previstas para os próximos anos.
Atualmente, a Vast atende 11 operadoras de óleo e gás com presença no Brasil: BW Energy, CNOOC, Equinor, Galp, Petrobras, PetroChina, Petronas, PRIO, Repsol, Shell e TotalEnergies.









