A Universidade do Frio, programa educacional gratuito da Frigo King, promoveu um salto de 89,3% na eficiência da operação de varejo da JBS em Marabá (PA). O resultado superou as expectativas da própria unidade, que esperava um ganho de 58%.
A planta da JBS na cidade é responsável por processar carne bovina para o mercado interno e externo, distribuindo diariamente 131 toneladas de produtos congelados e refrigerados.
A capacitação teve como foco o curso “Boas práticas para transporte frigorífico”, parte da grade da Universidade do Frio. A metodologia se baseia na norma NBR 147/01, convertida em um manual prático para a cadeia logística de produtos perecíveis, com foco na manutenção da temperatura da carga da origem ao destino, assegurando a qualidade e a segurança alimentar.

Segundo Plinio Alves, gestor de Mercado de Varejo da JBS em Marabá, o impacto do treinamento foi imediato: “Nossa meta era 58%, mas ficamos surpresos com a qualidade do curso e os resultados alcançados. Passamos a atender novos mercados, como Maranhão e Piauí, além de Pará e Tocantins, que já faziam parte da nossa base”.
A iniciativa capacitou 16 profissionais da área de varejo da JBS local e é parte do projeto da Frigo King de compartilhar, por meio da Universidade do Frio, sua experiência acumulada em duas décadas atuando na Cadeia do Frio.
“Capacitar continuamente é essencial para garantir a integridade da carga frigorificada. Nossos treinamentos são gratuitos e voltados à aplicação prática”, reforça Leonardo Gonçalves, gerente de Vendas da Frigo King.









