Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Terminal da Ultracargo em Vila do Conde, PA, amplia capacidade diária de atracações e desatracações


Buscando resolver o problema de demora para carregamento e a restrição de horário para as manobras de atracação e desatracação das barcaças dos seus clientes e de outras empresas que operam no Porto de Vila do Conde, PA, a Ultracargo preparou um estudo técnico no qual as autoridades portuárias se basearam para atualizar o regramento atual do Porto, melhorando o fluxo de movimentação e reduzindo os tempos de operação marítima.

A regra anterior determinava que as manobras de atracação e desatracação de barcaça no Berço 502 só poderiam ser realizadas na maré enchente e no horário diurno, o que impactava diretamente a eficiência logística neste porto, limitando significativamente sua capacidade operacional. O estudo técnico realizado pela Ultracargo demonstrou que é seguro realizar essas operações na maré vazante ou enchente, sendo obrigatória a aproximação sempre no sentido contrário à corrente reinante e no período diurno.

O documento foi apresentado e aprovado em uma reunião com representantes da Companhia Docas do Pará (CDP) e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Com as novas regras de operação implementadas pela autoridade portuária, os clientes poderão carregar ou descarregar mais de uma barcaça por dia no berço 502, otimizando custos e tempo em suas operações. Além disso, também foi autorizada, de forma definitiva, a atracação e desatracação de navios durante o período noturno no Berço 501, o que antes não era permitido. Essa restrição causava uma espera de até 12 horas para as embarcações, elevando os custos operacionais.

“As mudanças no regramento do terminal de Vila do Conde representam um avanço significativo para todos os clientes da Ultracargo e outras empresas que operam na região. Antes, se uma empresa tinha quatro barcaças para carregar, ela precisava de quatro dias para realizar a operação, já que só ocorre uma maré enchente por dia. Hoje, com a nova condição, ela conseguirá fazer o mesmo processo de forma segura em no máximo dois dias, dependendo do tamanho da barcaça e da operação. É um ganho logístico muito grande”, afirma o vice-presidente da empresa, Helano Pereira Gomes. “As novas permissões não só colocam o Porto de Vila do Conde em um patamar mais competitivo, como também trazem impactos positivos para toda a cadeia”, finaliza.

Compartilhe:
Veja também em Modal Marítimo
Norcoast conquista 20% de market share em seu primeiro ano de operação
Porto de Imbituba recebe maior navio de sua história
2024: o ano que consolidou o Porto de Itaguaí como referência para operação de navios da classe New Panamax

As mais lidas

Nada encontrado