Com a chegada do Dia das Mães, celebrado em 11 de maio, cresce a demanda por flores em todo o país. Esse aumento acende um alerta logístico: garantir a preservação da qualidade desses produtos altamente sensíveis ao clima. Nesse contexto, a telemetria tem se destacado como uma aliada essencial no transporte refrigerado, oferecendo mais controle e segurança durante todo o trajeto das cargas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o Brasil está entre os 15 maiores produtores globais de flores e plantas ornamentais, com aproximadamente 8.300 produtores espalhados por 15,5 mil hectares e uma oferta superior a 3.600 variedades. Em datas comemorativas, como o Dia das Mães, a procura por flores dispara, exigindo soluções logísticas que garantam frescor e integridade dos produtos até o destino final.

A tecnologia de telemetria no transporte refrigerado permite o monitoramento remoto e em tempo real da carga, possibilitando ações rápidas em caso de desvios de temperatura ou falhas nos sistemas de refrigeração. “A telemetria possibilita o monitoramento remoto e em tempo real da carga, permitindo intervenções rápidas em caso de desvios de temperatura ou falhas nos equipamentos de refrigeração, fator primordial para a conservação de itens como flores e, também, chocolates”, destaca Claudio Biscola, gerente de Vendas LATAM da Thermo King.
Além da telemetria, os sistemas modernos de refrigeração utilizam tecnologia embarcada que mantém a temperatura estável e homogênea em todo o baú frigorífico. “Este preciso controle de temperatura, além de garantir a qualidade durante várias viagens, sendo de curta ou longa distância até suas entregas em perfeitas condições, contribui para que os custos operacionais sejam mais baixos, como também a drástica redução de emissões de gases poluentes”, afirma Lauro de Toledo Neto, gerente de Business Development da Thermo King Brasil.









