Tecnologia da Descartes otimiza a logística e o monitoramento em tempo real das entregas da Japan Tobacco International

Um relacionamento estratégico firmado entre a Japan Tobacco International (JTI) e o Grupo Descartes Systems, líder global em logística, está modernizando a logística de entregas da multinacional no Brasil. Através da tecnologia Descartes GreenMile™, a JTI tem otimizado sua cadeia de distribuição, monitorando em tempo real a execução de suas entregas em mais de 90 mil pontos de venda espalhados por 20 estados do país.

A JTI, uma das maiores empresas de tabaco do mundo, com 1.500 colaboradores no Brasil e 8% de market share, enfrentou um crescimento acelerado desde sua entrada no mercado brasileiro de cigarros há quase 10 anos. O cenário trouxe desafios logísticos que impactaram desde o fornecimento de produtos até o last mile (última milha), setor crucial para garantir a chegada pontual dos produtos ao consumidor final.

“Nosso crescimento exigiu que repensássemos toda a nossa operação logística, principalmente no last mile”, explica Eduardo Raffi Nigoghosian, diretor de logística e operações da JTI. Segundo ele, a empresa precisava de mais visibilidade de suas entregas em tempo real – e foi nesse ponto que Descartes atuou como um parceiro assertivo e de alta performance.

Foram adotadas duas ferramentas principais: o GreenMile Driver e o GreenMile Live. A primeira é um aplicativo usado pelos entregadores, que integra todas as informações da rota, pedidos e prestação de contas, permitindo uma execução mais eficiente e rápida das entregas. O Live, por sua vez, oferece à equipe de back-office monitoramento em tempo real, alertando sobre qualquer anomalia, como desvios de rota ou interrupções.

“Em conjunto com diversas ações estruturais de toda a operação, a implementação da solução possibilitou a redução custos, o aumento da nossa produtividade de entrega e, também uma melhor a segurança dos entregadores em campo”, revela Raffi. “Antes, problemas como assaltos chegavam a ser reportados no fim do dia; agora, podemos atuar imediatamente, obtendo maior proteção dos entregadores e melhores índices de recuperação de cargas”.

A Descartes também permitiu à JTI focar em eficiência operacional, alinhada com o uso de inteligência artificial e machine learning, otimizando o consumo de recursos e diminuindo devoluções. A adesão às novas tecnologias atingiu 99% entre os entregadores, garantindo que as operações rodem com fluidez e total controle.

“A transformação digital foi essencial para o sucesso da nossa operação logística. Hoje, temos uma torre de controle que atua proativamente, colaborando com a redução de rupturas e a satisfação do cliente, especialmente em um ambiente B2B tão competitivo como o nosso”, destaca o executivo.

A parceria entre a JTI e Descartes é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar a eficiência logística, garantindo entregas rápidas, seguras e com custos reduzidos. Com a crescente demanda do mercado, essa cooperação fortalece ainda mais a posição da JTI como uma das líderes globais no setor de tabaco.

“Estamos orgulhosos pelos resultados obtidos pela JTI com a solução da Descartes. Este projeto reforça nossa missão de proporcionar soluções logísticas de ponta para oferecer visibilidade e controle em tempo real, o que é essencial em operações de alta escala. Nosso foco é garantir que empresas como essas tenham as ferramentas necessárias para aumentar a eficiência, reduzir custos e manter a segurança em todas as etapas de suas operações”, finaliza Douglas Alves, executivo de vendas da Descartes Systems Group.

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