A Edenred apresentou ao mercado brasileiro a SuperTag Edenred, dispositivo que integra múltiplos serviços de mobilidade em uma única experiência de pagamento. Instalado no para-brisa do veículo, o adesivo permite realizar pagamentos de abastecimento, pedágios — incluindo sistemas de free flow —, estacionamentos e vale-pedágio. A solução já havia sido lançada no México e passa agora a compor o portfólio da companhia no Brasil.
Representada no país pelas marcas Ticket, Ticket Log, Repom, PagBem, Taggy, Edenred Pay e Punto, a empresa amplia, com o lançamento, seu ecossistema voltado à mobilidade e à gestão de frotas. O objetivo é simplificar rotinas operacionais e centralizar diferentes meios de pagamento em um único dispositivo, especialmente no transporte rodoviário de cargas.

“A SuperTag foi pensada a partir de uma análise prática das rotinas operacionais das empresas e dos gargalos enfrentados na gestão de pagamentos. A partir desse diagnóstico, desenvolvemos uma solução que reúne diferentes serviços em uma única plataforma, trazendo mais simplicidade, eficiência e governança. Nossa capacidade de integrar dados de mobilidade, frotas e frete em larga escala, em toda a América Latina, nos permite entregar uma visão mais completa do negócio e apoiar decisões mais inteligentes em toda a cadeia”, afirma Pablo Carunchio, diretor geral da Edenred Mobilidade.
SuperTag Edenred combina RFID e NFC no transporte
A SuperTag Edenred combina duas tecnologias em um único produto: RFID (identificação por radiofrequência), utilizada para pedágio e estacionamento, e NFC, que viabiliza o pagamento por aproximação no abastecimento. Segundo a empresa, a solução dispensa infraestrutura adicional nos estabelecimentos, como antenas ou equipamentos específicos.
“Essa combinação é inédita no mercado brasileiro, o que torna a Edenred pioneira ao oferecer uma solução que integre as duas funcionalidades”, conta Carunchio. “Com a SuperTag, as transações ocorrem exclusivamente quando o veículo está no local, o que reduz o risco de fraudes e proporciona mais segurança e controle para a gestão das frotas”, acrescenta o diretor geral.
De acordo com a companhia, o dispositivo já nasce com cobertura em mais de 12 mil postos de abastecimento em todo o país. Além disso, a Edenred informa que segue ampliando seu portfólio com iniciativas voltadas para veículos elétricos. Atualmente, a estrutura da empresa reúne mais de 35 mil empresas clientes, cerca de um milhão de veículos sob gestão e média de 55 transações por segundo.
Integração com a Punto amplia eficiência operacional
Nos postos credenciados com a Punto, plataforma de solução e gestão de pagamentos da Edenred Brasil, a utilização da tag ocorre em poucos segundos. O motorista seleciona a opção de pagamento via tag e informa os dados do abastecimento para validação imediata.
“A integração da SuperTag com as maquininhas Punto garante uma jornada de pagamento muito mais fluida. A leitura é instantânea e a validação ocorre no momento do abastecimento, representando um ganho real de eficiência tanto para os postos quanto para os motoristas”, explica Cristiane Nogueira, diretora-geral da Punto Brasil e México.
“O transporte de cargas é um dos setores que mais pode se beneficiar da SuperTag, criada para facilitar a rotina dos gestores de frota e dos motoristas. A solução utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, que transforma o veículo em um meio de pagamento sem infraestrutura adicional. Dessa forma, o motorista pode pagar abastecimento, estacionamento e pedágios, incluindo o free flow, de maneira mais simples. Isso agiliza as operações financeiras na estrada e ajuda as empresas a terem mais controle e segurança sobre os pagamentos. O rodoviário é essencial para o mercado brasileiro, e a Edenred Mobilidade é parceira das transportadoras e caminhoneiros há mais de 30 anos. Estamos comprometidos a avançar com o setor, trazendo inovação e eficiência”, finaliza Carunchi









