Simpar estreia no ICO2 da B3

Controladora de oito empresas independentes com atuação em 16 setores da economia, a Simpar (SIMH3) passa a integrar, pela primeira vez, o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

A holding agora se junta às suas controladas Movida (MOVI3), especializada em aluguel de carros, e Vamos (VAMO3), focada na locação de veículos pesados, que já fazem parte da carteira do índice. O reconhecimento reforça o comprometimento do Grupo com as melhores práticas de gestão e eficiência na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Criado em 2010, o ICO2 da B3 promove a transparência e a eficiência na gestão de emissões de GEE. Com uma metodologia aprimorada em 2024, o índice passou a oferecer ao mercado um portfólio em que o volume total de emissões de GEE é 88% menor em comparação com carteiras anteriores.

A inclusão da Simpar no ICO2 da B3 reforça o reconhecimento de suas práticas sustentáveis. O Grupo detém o maior portfólio de empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e alcançou destaque no Corporate Sustainability Assessment (CSA), com as controladas entre as maiores notas dos respectivos setores no Brasil. Em 2023, manteve a nota B no Carbon Disclosure Project (CDP) e, desde 2019, é reconhecido com o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Estratégia de sustentabilidade

Como holding, a Simpar direciona e coordena ações para minimizar impactos socioambientais das operações de suas controladas – JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, Automob, Banco BBC Digital, CS Infra e Ciclus Ambiental.

A estratégia de combate às mudanças climáticas no Grupo abrange ações como:

– Renovação de frota: priorizando veículos com baixa idade média e tecnologias avançadas;

– Uso de etanol: preferência pelo uso do biocombustível nos abastecimentos internos, com campanha de comunicação para os consumidores nos negócios B2C;

– Telemetria: implementação de sistemas para melhorar o desempenho dos motoristas, reduzir o consumo de combustível e otimizar o uso da frota;

– Energia renovável: aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética. – Valorização de resíduos: transformação do lixo orgânico em biometano, energia e água desmineralizada pelo aterro sanitário bioenergético da Ciclus Rio em Seropédica (RJ), e conversão dos gases capturados em créditos de carbono.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Meio Ambiente
ABOL avança em direção ao “Lixo Zero” nas operações logísticas
CHEP e IPÊ se unem para restaurar a Mata Atlântica e promover educação ambiental
Programa Novo Trilho da VLI recolheu cerca de 110 toneladas de recicláveis durante todo o ano de 2024
TCP assina Pacto pela Sustentabilidade e reforça compromisso com Agenda 2030
Yara inicia transporte de fertilizante com frota movida a GNL no Maranhão
IPT é o mais novo membro do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid