A Brado iniciou a operação da maior rota ferroviária em atividade no país, conectando Sumaré (SP) a Davinópolis (MA) por meio da Ferrovia Norte-Sul. A ativação, realizada com contêineres e fruto da parceria com Rumo e VLI, amplia o transporte doméstico e reforça o deslocamento de carga industrializada no território nacional.
A operação reproduz o modelo já consolidado no trajeto São Paulo–Mato Grosso, a partir do terminal da empresa em Rondonópolis. O fluxo de subida atende clientes com itens essenciais, como materiais de higiene e limpeza, materiais de construção, defensivos, fertilizantes, nutrição animal, alimentos, bebidas e papel. No sentido contrário, o transporte é voltado a bens industriais.

Os testes iniciados em julho confirmaram a viabilidade do projeto. Até o momento, foram realizadas 08 viagens, movimentando 504 contêineres e mais de 10,9 mil toneladas de produtos, todas concluídas com 100% de pontualidade e segurança. Com 2.732 km de extensão, a rota reforça a integração logística entre Norte, Nordeste e Sudeste e evidencia a capacidade ferroviária de transportar mais do que commodities.
Segundo Luciano Johnsson, CEO da Brado, “Esta nova rota multimodal Maranhão-São Paulo representa um marco estratégico para a Brado e para a logística brasileira, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da integração e interoperabilidade entre diferentes malhas e concessionárias ferroviárias, conectando o Norte e o Nordeste ao Sudeste”.
O modal ferroviário contribui diretamente para a redução de até 85% das emissões de CO₂ em comparação ao transporte rodoviário. Em 2024, clientes da Brado evitaram a emissão de mais de 320 mil toneladas de CO₂, volume equivalente ao gerado anualmente por 69 mil carros.
A rota percorre 2.098 km da Rumo (Sumaré/SP – Porto Nacional/TO) e 634 km da VLI (Porto Nacional/TO – Davinópolis/MA). Para Natália Marcassa, vice-presidente da Rumo, “Em um país continental como o nosso, a logística é um fator determinante de competitividade e sustentabilidade”. Já Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial, de Projetos e Planejamento Estratégico da VLI, destaca que “É gratificante para a VLI integrar o fluxo ferroviário mais longo do país”.
Desenvolvimento regional e capacidade de expansão
A Brado aposta no uso combinado do transporte ferroviário para longas distâncias e do modal rodoviário no first and last mile. A expectativa é de que a nova operação impulsione oportunidades nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, com ganhos de eficiência e competitividade.
A versatilidade do contêiner permite transportar desde produtos agropecuários até itens industrializados, e o mercado estimado é de até 64 mil contêineres por ano. A rota também otimiza o uso do transporte rodoviário em trechos curtos, liberando motoristas para rotas estratégicas.
Segundo dados do Senatran, o país perdeu cerca de 1,2 milhão de condutores habilitados para caminhões nos últimos dez anos, uma queda de aproximadamente 22% entre 2015 e 2025. Nesse contexto, a Brado amplia sua presença regional, priorizando entregas mais ágeis em Imperatriz, São Luís, Belém e Teresina.









