O Projeto KBT, fruto da parceria entre Klabin, Brado e TCP, registrou em maio de 2025 um novo recorde com a operação de 31 trens, movimentando 2.498 contêineres de celulose e papel para exportação a partir do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Esse número representa um crescimento de 20% em relação a abril, quando foram transportados 26 trens, até então o maior volume registrado.

Crescimento constante do transporte ferroviário
Os 31 trens da Brado transportaram quase 60 mil toneladas de papel e celulose da unidade de Ortigueira, da Klabin, até o porto. Cada composição ferroviária carrega entre 79 e 82 contêineres, reforçando a eficiência do modal ferroviário para grandes volumes.
De acordo com Graciele Santos, executiva comercial da Brado, “o KBT representa um marco na história da Brado. Foi um projeto muito bem pensado, que conecta ferrovia, porto e rodovia, oferecendo integração logística, redução de custos e ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade”. Ela acrescenta: “Através do KBT, a Brado, juntamente com a Klabin e o TCP, consolidou a intermodalidade com uma visão de longo prazo, reforçando seu papel essencial na cadeia logística não só do Paraná, mas a nível nacional”.
Resultados acumulados do Projeto KBT
Iniciado em setembro de 2021, o Projeto KBT tem apresentado crescimento gradual. Em 2022, primeiro ano completo de operação, foram transportados 200 trens. Em 2024, esse número subiu para 279 trens, demonstrando a consistência do modelo intermodal.
A estratégia conecta a unidade da Klabin em Ortigueira (PR) ao Porto de Paranaguá via ferrovia, otimizando o transporte multimodal de celulose e papel, e elevando a eficiência logística do corredor exportador.
Benefícios ambientais e logísticos do modal ferroviário
Além do crescimento em movimentação, o transporte ferroviário pelo Projeto KBT gera benefícios ambientais relevantes, como a redução do tráfego de caminhões nas rodovias, menor emissão de CO₂ e maior segurança viária.
Esses resultados reforçam a importância do modal ferroviário como solução para o transporte de cargas pesadas e volumosas, contribuindo para a sustentabilidade e a melhoria da infraestrutura logística do Paraná e do Brasil.
O desempenho recorde do Projeto KBT em maio evidencia o amadurecimento do modelo intermodal e o potencial do transporte ferroviário para atender à crescente demanda do setor de papel e celulose, com ganhos em eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental.









