A importância do motorista para a prestação de um serviço logístico de qualidade sempre foi reconhecida pela Tegma Gestão Logística. No entanto, em 2007, uma pesquisa realizada junto a prestadores de serviço indicou a necessidade de aprofundar o relacionamento com os motoristas terceirizados, com o objetivo de contribuir para a qualificação contínua desses profissionais e estreitar ainda mais os laços com a companhia.
A partir desse diagnóstico, em 2008 foi criado o Programa Forte, que passou a se chamar Mais Forte em 2018, após a incorporação de uma série de aprimoramentos. Em 2026, a iniciativa completa 18 anos de existência, consolidando-se como um programa de relacionamento com motoristas estratégico dentro da estrutura da empresa.

A estrutura do Mais Forte está baseada em cinco pilares. O primeiro é o atendimento, que oferece apoio e estrutura aos transportadores. Em seguida, qualidade de vida e segurança, com foco na segurança do trabalho e no bem-estar dos profissionais dentro e fora das estradas. O terceiro pilar é a comunicação, voltada a tornar o fluxo de informações mais ágil e eficiente. Já o pilar de desenvolvimento contempla ações de capacitação e treinamento, enquanto a infraestrutura envolve a disponibilização de instalações adequadas e melhorias na segurança dos pátios.
“A partir desses pilares, uma de nossas prioridades é a requalificação permanente dos prestadores de serviço, especialmente no tema segurança. É um esforço contínuo para que quem está ao volante esteja sempre consciente da sua responsabilidade”, afirma Claudio Henrique Gonçalves de Castro, diretor comercial e de relações institucionais da Tegma.
O programa mantém uma agenda regular de qualificação e requalificação, que inclui palestras mensais sobre situações vivenciadas no dia a dia da estrada. Em 2026, o foco central dessas ações é a segurança viária. A conscientização sobre o tema, segundo a empresa, gera impactos positivos não apenas na atividade profissional, mas também na vida pessoal dos motoristas.
Além disso, o Mais Forte conta com canais próprios de comunicação e um fluxo mais ágil de informações em caso de acidentes. Em muitas situações, a Tegma é informada sobre uma ocorrência antes mesmo da empresa terceirizada responsável pelo motorista. Após um incidente, o profissional pode participar de ações específicas de requalificação, voltadas à correção de eventuais lacunas de capacitação.
Aceitação
A adesão dos motoristas às iniciativas do programa pode ser medida pelo interesse demonstrado ao longo do tempo. Em 2025, entre diálogos de conscientização e palestras, foram realizados 40 eventos, com a participação de 2.464 profissionais.
Anderson Almeida Silva ingressou como motorista terceirizado na Tegma em 2008 e, atualmente, atua como gestor de uma transportadora com onze profissionais que prestam serviços à empresa. Ele destaca a relevância dos cursos e palestras para o cotidiano dos motoristas e recomenda a participação de toda a equipe.
“Somos bombardeados por informações o tempo todo, mas conhecimento é aquilo que a pessoa absorve e coloca em prática. Com esses cursos e palestras, a Tegma planta uma semente que impacta a sociedade, e não apenas o profissional”, afirma.
Segundo Almeida, o reconhecimento ao trabalho do motorista promovido pelo Programa Mais Forte contribui para que o profissional se sinta acolhido e respeitado, favorecendo relações mais duradouras. “O serviço de transporte é parecido em qualquer empresa. O que faz a diferença é a forma de acolhimento”, ressalta.
Esse resultado também se reflete nos indicadores da companhia. A média de permanência dos cerca de 1.300 motoristas terceirizados que atuam atualmente para a Tegma varia entre 10 e 12 anos, índice superior ao observado em um mercado caracterizado por alta rotatividade.
“Tratamos os motoristas com o respeito e o reconhecimento que eles merecem. Eles são essenciais para o sucesso do nosso negócio, e esse reconhecimento é percebido como algo concreto, não apenas como discurso”, conclui Tiago Assis Moura, gerente de operações e relacionamento da Tegma.









