Portos brasileiros fortalecem comércio exterior com união entre Estado e empresas

Responsável por cerca de 90% do comércio internacional do Brasil, o setor portuário tem avançado com a combinação de investimentos públicos e privados. A atuação coordenada entre Estado e empresas tem garantido melhorias em infraestrutura, aumento da eficiência e fortalecimento do comércio exterior. Essa parceria vem tornando os portos brasileiros mais competitivos diante da crescente demanda logística.

Segundo o engenheiro civil e especialista em regulação da Antaq, Julio Cesar de Souza Dias, ainda há desafios a superar. “Precisamos balancear a matriz de transporte, aumentando a movimentação de cargas pelos modais hidroviário e ferroviário. Isso permitirá uma logística melhor e mais barata”, afirmou. Para ele, como os portos são estratégicos da cadeia logística, é fundamental antecipar os investimentos: “Mas o que vem primeiro: a infraestrutura ou a demanda?”, provocou.

Portos brasileiros fortalecem comércio exterior com união entre Estado e empresas

Julio representará a Secretaria Nacional de Portos no evento Portos & Costas Brasil 2025, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, em Itajaí (SC). Ele abrirá o congresso com a palestra “Infraestrutura Portuária”, marcada para a manhã do dia 22. As inscrições já estão abertas, com vagas limitadas a 280 participantes. Interessados podem se inscrever pelo site: www.portosecostas.com.br/inscricoes.

Avanços em Santa Catarina com parceria público-privada

Santa Catarina reúne exemplos concretos dessa sinergia. No Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, o Governo Federal anunciou R$ 844 milhões em obras de infraestrutura, incluindo dragagem, retirada de embarcação naufragada, modernização e expansão da área primária do Porto de Itajaí.

Na iniciativa privada, a Portonave está investindo R$ 1,5 bilhão na ampliação do terminal para receber navios de até 400 metros de comprimento e 17 metros de calado. Metade das obras já foi concluída e a finalização está prevista para o primeiro semestre de 2026. O projeto inclui novos guindastes, scanners e tecnologias operacionais.

Outro investimento relevante é da JBS Terminais, com R$ 130 milhões destinados à reativação do terminal de contêineres do Porto de Itajaí, ampliando a capacidade e a modernização do espaço.

No Porto Organizado de São Francisco do Sul, enquanto o setor público cuida da infraestrutura aquaviária, o setor privado avança na expansão. O Porto Itapoá, por exemplo, investe R$ 500 milhões na ampliação de pátios, cais e aquisição de novos equipamentos. Com isso, será possível atracar até três navios de grande porte simultaneamente.

Outro destaque é a dragagem do canal da Baía da Babitonga, que será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada inédita, com aporte estimado em R$ 300 milhões. A obra permitirá a operação de embarcações de até 366 metros e 16 mil TEUs, tornando a região pioneira no país nesse tipo de operação.

Também está em fase final o Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), com investimento de R$ 520 milhões. A expectativa é movimentar até 6 milhões de toneladas de grãos por ano, a partir do segundo semestre de 2025.

Para Mauricio Torronteguy, oceanólogo e diretor da consultoria MTCN, idealizador do evento Portos & Costas Brasil 2025, a convergência entre Estado e empresas privadas tem papel estratégico. “A sinergia entre poder público e iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento dos portos e do comércio exterior brasileiro. O evento é um fórum estratégico para esse debate”, conclui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Portos
Blue Terminals e Vports firmam contrato para implantação do Terminal de Granéis Líquidos em Praia Mole
Blue Terminals e Vports firmam contrato para implantação do Terminal de Granéis Líquidos em Praia Mole (ES)
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Navio deixa a China rumo ao Tecon Santos com novos guindastes elétricos de pátio e cais
Navio deixa a China rumo ao Tecon Santos com novos guindastes elétricos de pátio e cais
Portos do Sudeste batem recorde com 186,7 milhões de toneladas no 3º trimestre, segundo a Antaq
Portos do Sudeste batem recorde com 186,7 milhões de toneladas no 3º trimestre, segundo Antaq
Porto de Santos cresce 11,6% na movimentação de contêineres em outubro e registra recorde histórico
Porto de Santos cresce 11,6% na movimentação de contêineres em outubro e registra recorde histórico
Norcoast transfere operações para DP World no Porto de Santos
Norcoast transfere operações para DP World no Porto de Santos

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo