Entre os 20 portos públicos que mais movimentaram cargas no país, o destaque no primeiro semestre de 2025 foi o Porto do Rio de Janeiro, que registrou o maior crescimento percentual no período. De janeiro a junho, o porto operou 8,4 milhões de toneladas, volume 24,9% superior ao registrado no mesmo intervalo de 2024. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e podem ser consultados no Estatístico Aquaviário da agência.

Movimentação de cargas no Porto do Rio de Janeiro
No comparativo com o primeiro semestre do ano anterior, os principais avanços ocorreram na carga conteinerizada, com alta de 13,2%, no granel sólido, que cresceu 49% com destaque para o ferro gusa, no granel líquido, que subiu 72,7%, e na carga geral, que apresentou aumento expressivo de 81,6%.
A movimentação de contêineres respondeu por 68,8% do total operado no Porto do Rio de Janeiro. Já os granéis sólidos representaram 14,8% da movimentação, enquanto os granéis líquidos e gasosos corresponderam a 10,5%.
Investimentos e gestão integrada impulsionam crescimento
De acordo com o diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, o desempenho é resultado de investimentos em infraestrutura, gestão integrada e ações para diversificação de cargas e ampliação de mercados.
“O Porto do Rio de Janeiro demonstra que competitividade e eficiência operacional são essenciais para enfrentar diferentes cenários econômicos. Alcançamos esse crescimento expressivo antes da entrada em vigor de medidas protecionistas, como o recente aumento de tarifas anunciado pelo governo dos Estados Unidos, mas confiamos na nossa capacidade de adaptação e reforçamos a importância de mantermos o foco em inovação, produtividade e parcerias estratégicas com operadores e usuários”, afirmou Vieira.









