O Porto Itapoá, em Santa Catarina, atingiu um marco histórico ao ultrapassar a marca de 10 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés) movimentados desde o início de suas operações, em 2011. O feito consolida o terminal como um dos mais eficientes e estratégicos do país no setor de logística portuária.
“Chegar a 10 milhões de TEUs em pouco mais de uma década comprova a eficiência de nossas operações e a importância do Porto Itapoá para o comércio exterior brasileiro“, destacou Ricardo Arten, CEO do terminal.

Desde sua inauguração, o porto apresenta um crescimento constante. Em 2014, apenas três anos após iniciar as operações, Itapoá já havia movimentado 1 milhão de TEUs. O volume dobrou até 2016 e superou os 3 milhões em 2017. O desempenho mais recente, em 2023, também impressiona: o terminal movimentou, pela primeira vez, 1 milhão de TEUs em um único ano.
Mudanças no perfil das operações
Ao longo da última década, o perfil das cargas e a balança entre importações e exportações passaram por transformações relevantes. Em 2015, as exportações dominavam a movimentação do porto com 64% do volume. Em 2025, esse cenário se inverteu: as importações passaram a representar 59%, enquanto as exportações responderam por 41%.
Entre as principais cadeias de importação, os destaques migraram de “automóveis e seus componentes” e “eletrônicos” em 2015, para “plásticos e suas obras” e “maquinário e siderurgia” em 2025. No caso das exportações, a movimentação era liderada por “carnes congeladas e refrigeradas” e “maquinário geral” há uma década. Atualmente, os maiores volumes estão em “produtos florestais” e “alimentos e bebidas”.
A origem das importações segue concentrada em China, Estados Unidos e Alemanha, enquanto os destinos das exportações passaram de EUA, Venezuela e China em 2015 para EUA, China e Itália em 2025. “A consolidação dos EUA e China como principais mercados compradores reforça nossa integração com as maiores economias globais”, afirma Arten.
Destaque nacional em 2025
Dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) revelam que o Porto Itapoá foi o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil no primeiro trimestre de 2025, com 202 mil unidades registradas, atrás apenas do complexo portuário de Santos.
Esse desempenho representa um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2024 — mais que o triplo da média nacional de 10%.









