A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu o processo de gestão temporária do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, marcando a retomada plena das operações portuárias e um crescimento expressivo na movimentação de cargas. Entre janeiro e agosto de 2025, o porto registrou 2,5 milhões de toneladas movimentadas, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o que representa um aumento de 127% em relação a todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 1,1 milhão de toneladas.
A transição administrativa para a Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) deve ocorrer nos próximos 30 dias, conforme cronograma divulgado pela APS. A entidade destacou que a gestão interina foi marcada por avanços operacionais e financeiros, devolvendo competitividade a um dos principais portos do Sul do país.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), o desempenho do Porto de Itajaí consolida a recuperação de um terminal que havia enfrentado um período de paralisação de um ano e meio, encerrado em 2023. O Mpor também apresentou o cronograma de arrendamento definitivo do porto e avança na criação da Companhia Docas de Santa Catarina, que assumirá a gestão permanente.

Faturamento do Porto de Itajaí cresce 108% em 2025
O bom desempenho operacional refletiu diretamente nas finanças do terminal. Apenas no primeiro semestre de 2025, o faturamento atingiu R$ 105 milhões, com previsão de crescimento de 108% em relação a 2024. O presidente da APS, Anderson Pomini, agradeceu ao Mpor pela confiança e afirmou: “Honrados com a missão e com o sentimento de dever cumprido, temos a certeza de que a CODEBA fará um excelente trabalho, pela sua reconhecida competência, e dará continuidade às medidas e ações propostas pela APS”.
Ao assumir a administração do porto, a APS recebeu um passivo total de R$ 136,1 milhões, composto por R$ 59,5 milhões em contratos, R$ 61,3 milhões referentes à retomada da dragagem de manutenção e R$ 14,3 milhões em precatórios.
Plano de Investimentos para o Porto de Itajaí
A APS também apresentou um Plano de Investimentos voltado à modernização da infraestrutura portuária, com foco em obras estruturantes e na ampliação da eficiência operacional. Entre as ações previstas estão a retirada do casco do navio Pallas, obras na Bacia de Evolução, dragagem de manutenção e de aprofundamento do canal para 16 metros, readequação dos Molhes Norte e Sul, contenção da margem direita e implantação do sistema VTMIS em Itajaí.
O plano inclui ainda obras de adensamento do RAC e entorno, a instalação de um novo scanner de inspeção de cargas e outras intervenções que visam aprimorar a segurança e a fluidez logística das operações portuárias.
Com a conclusão da gestão pela APS e o início da nova fase sob a CODEBA, o Porto de Itajaí reforça sua posição estratégica no corredor logístico do Sul do Brasil, ampliando sua capacidade de movimentação e sua relevância no cenário portuário nacional.









