O Porto de Santos registrou, em outubro deste ano, o melhor resultado da sua série histórica na movimentação de contêineres. Segundo dados da Gerência de Inteligência e Estatística da Autoridade Portuária de Santos (APS), o desempenho apresentou alta de 11,6% em relação a outubro de 2024, totalizando 550,8 mil TEU.
Além do recorde em contêineres, a movimentação total de cargas também avançou. Embarques e desembarques somaram 16,7 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 8% frente ao mesmo período do ano anterior. O volume alcançou o segundo melhor nível da série histórica, ficando atrás apenas de julho de 2025, que registrou 17,4 milhões de toneladas.
Esse desempenho reforça a crescente participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira. Em outubro, o porto atingiu 29,6%, superando os 29% registrados no mesmo período de 2024. O avanço foi impulsionado por granéis sólidos (10,3%), carga geral conteinerizada (15,4%) e carga geral solta (5,5%). Entre os produtos que mais contribuíram para o crescimento estão soja (94,9%), carnes (5,6%), açúcar (3,5%) e celulose (2,6%).

Resultados acumulados de 2025
O acumulado de janeiro a outubro também apresenta desempenho positivo e reforça o momento de expansão. No período, o porto registrou crescimento de 8,2% na movimentação de contêineres, alcançando 4,9 milhões de TEU. A movimentação total de cargas somou 155,5 milhões de toneladas, alta de 1,7% na comparação com o ano anterior.
A Autoridade Portuária de Santos atribui os resultados ao avanço de investimentos públicos e privados e à continuidade de projetos estruturantes. “Estamos colhendo os frutos de uma gestão focada em resultados, com investimentos recordes do setor público e de atores privados. Os números nos dão confiança para avançar em projetos estruturantes, como o megaterminal STS10 e o aprofundamento do canal de navegação”, afirma Júlio Cezar Alves de Oliveira, diretor de Administração e Finanças e presidente interino da APS.









