A Pitney Bowes concluiu a implementação de um novo sistema de automação logística utilizado pela LATAM Cargo Brasil em seu principal hub de conexão, localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O projeto marca a adoção do primeiro equipamento desse tipo na holding LATAM e integra a estratégia de modernização das operações de carga aérea voltadas ao crescimento do e-commerce.
O sistema implementado é o OneShip Sorter, desenvolvido pela Pitney Bowes, com capacidade para classificar e roteirizar até 72 mil pacotes por dia. A tecnologia combina leitura automatizada de códigos de barras e QR Codes, dimensionamento a laser e balança integrada para cálculo de peso e cubagem. Além disso, o equipamento foi configurado para acompanhar a expansão da operação, permitindo a ampliação da capacidade para até 32 destinos no projeto de crescimento da companhia.

Desde o início, o projeto foi estruturado para integrar os sistemas operacionais da LATAM Cargo, atendendo aos padrões de segurança exigidos pela empresa. O sorter possibilita rastreabilidade completa do fluxo logístico e precificação em tempo real, ampliando o controle sobre volumes, rotas e prazos de entrega, ao mesmo tempo em que reduz falhas operacionais.
Segundo Rafael Salim, responsável pela venda e implantação do sorter da Pitney Bowes, a solução foi desenhada para responder à evolução do e-commerce aéreo e acelerar o processamento diário de encomendas. “A automação traz precisão e velocidade, reduz erros de triagem e aumenta a capacidade de tratamento dos volumes, apoiando a expansão logística inteligente do setor aéreo. Além disso, oferecemos não só a instalação, mas treinamento e acompanhamento nos primeiros dias da implantação com técnico especialista e equipe comercial nos três turnos”, afirma Salim.
Com a conclusão do projeto, a LATAM Cargo passa a operar com capacidade de processamento de até 72 mil pacotes por dia em Guarulhos. A iniciativa integra um pacote de R$ 10 milhões em investimentos realizados pela companhia nos últimos três anos no aeroporto, com foco na ampliação e modernização das operações de carga doméstica.
De acordo com Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo, “os investimentos realizados refletem a evolução em inovação e automação, oferecendo soluções logísticas cada vez mais ágeis, precisas e confiáveis aos nossos clientes. A chegada do novo sorter desenvolvido pela Pitney Bowes é mais um marco nessa jornada, trazendo eficiência e inteligência para a operação e consolidando a LATAM Cargo como parceira logística do e-commerce no Brasil”.
Paralelamente, o hub de Guarulhos passou por uma ampliação de 50% da área dedicada ao e-commerce, totalizando mais de 2,9 mil m² operacionais. Entre as iniciativas associadas estão o lançamento do portfólio doméstico, que inclui o serviço eFácil para entregas rápidas de pequenos pacotes, além da parceria com a Amazon, que atende 19 estados e o Distrito Federal. Também houve reforço na integração entre aeronaves cargueiras e voos de passageiros.
Como resultado desses investimentos, no primeiro semestre de 2025, 70% das encomendas originadas em Congonhas e Guarulhos foram entregues em até 48 horas, mais que o dobro do desempenho registrado em 2024. No mesmo período, o NPS da operação avançou 25 pontos percentuais, impulsionado por melhorias em atendimento, rastreamento e cumprimento de prazos.
Desde abril de 2025, a LATAM Cargo lidera o transporte de cargas domésticas embarcadas em voos de passageiros no Brasil, com 39% de participação nesse segmento. A empresa atende 51 bases no país e mantém rotas estratégicas com aeronaves cargueiras, como Guarulhos–Manaus e Viracopos–Manaus.
No mercado internacional, o grupo conecta o Brasil a 23 destinos por meio de voos cargueiros e de passageiros e vem ampliando sua atuação com novas rotas para cidades como Miami, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Bruxelas e Recife. Esse avanço foi reconhecido pela revista Air Cargo News, que elegeu o LATAM Cargo Group como “Companhia Aérea de Carga do Ano de 2025”.









