A automação industrial tem avançado significativamente no Brasil, e um dos exemplos recentes é o projeto desenvolvido pela Yaskawa Motoman, referência mundial em robótica, em parceria com a Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas para a Lindoya Verão, tradicional fabricante nacional de águas minerais. A iniciativa resultou na implantação de um sistema de paletização robotizada, que proporcionou ganhos expressivos de produtividade, qualidade e eficiência nas linhas de envase da empresa.
A Lindoya Verão buscava modernizar suas operações para aumentar a flexibilidade e otimizar recursos, mantendo os altos padrões de pureza e qualidade de seus produtos. A solução desenvolvida pela Zegla, utilizando tecnologia da Yaskawa Motoman, marca um novo capítulo na trajetória de automação da companhia e consolida a colaboração entre as três empresas na transformação digital do setor de bebidas.

De acordo com Arthur M. Stringhini, diretor da Zegla, a parceria com a Yaskawa começou em 2010, “ano que marcou a primeira integração robótica na Vinícola Salton”. Desde então, cerca de 75 robôs foram aplicados em linhas de produção de diferentes segmentos, como bebidas, agroquímicos e produtos de higiene e limpeza. “A Zegla sempre incentiva a adoção da robótica, devido aos benefícios comprovados em superior performance, maior flexibilidade operacional e redução de custos a longo prazo”, afirma.
Eficiência e produtividade com paletização robotizada
O novo sistema de paletização robotizada implantado na Lindoya Verão conta com três linhas de envase, responsáveis por envasar garrafas de 300 ml a 1,5 litro, nas versões natural e gaseificada. “Temos dois robôs em operação, um encontra-se em linha há 6 meses, sendo que o segundo atende outras duas linhas, há apenas 2 meses”, explica Marcos Demattê Angeli, diretor geral da empresa. Ele adianta ainda que um terceiro robô deve ser incorporado em breve.
Os resultados, segundo Angeli, foram imediatos: “O sistema implantado trouxe padronização, confiabilidade e aumento da produtividade em pouco tempo”. O objetivo, segundo o executivo, foi obter ganho de escala, otimizar o uso da mão de obra e garantir maior qualidade na operação dos produtos.
Desempenho e flexibilidade na robótica industrial
Stringhini ressalta que as células robotizadas apresentam índices elevados de disponibilidade, exigem menor manutenção e contam com apenas um operador por turno para supervisão e abastecimento. “As linhas funcionam de dois a três turnos diários, garantindo alta produtividade e aproveitamento da capacidade instalada”, explica.
O diretor destaca ainda o foco da Zegla em assegurar performance e flexibilidade nas linhas de paletização, garantindo precisão e repetibilidade nos processos. “Os robôs Yaskawa Motoman oferecem confiabilidade e adaptabilidade a diferentes formatos e pesos, o que se traduz em processos mais ágeis e seguros”, completa.
Para Stringhini, a robótica industrial representa um investimento estratégico e de longo prazo. “Muitos clientes inicialmente avaliam apenas o custo de implantação, mas os benefícios são claros: maior desempenho, flexibilidade e redução de custos a longo prazo. A robótica industrial é o caminho natural para quem busca competitividade e evolução sustentável”, conclui.









