
A operação logística para marketplaces enfrenta desafios crescentes, impulsionados pelo aumento do e-commerce e pelas altas expectativas dos consumidores, explica Dannylo Gomes, autor do artigo citado acima e publicado em “Colunistas” no Portal Logweb.
Um dos principais desafios enfrentados pelas plataformas é a imprevisibilidade da demanda, agravada por sazonalidades como a Black Friday. Para lidar com isso, aponta Gomes, a tecnologia tem sido essencial, ajudando na gestão de volumes e no planejamento logístico.
Depois de expor também que a diversidade de produtos exige soluções personalizadas para garantir a integridade das mercadorias durante o transporte, e que a gestão de pessoas é fundamental, o autor conclui que o futuro da logística nos marketplaces dependerá da adoção de tecnologias como inteligência artificial e centros de fulfillment próximos aos consumidores. “Em um cenário em que a concorrência é global e as margens estão cada vez mais apertadas, a logística eficiente não é apenas um suporte operacional; ela é, sem dúvida, um ativo estratégico essencial para o sucesso e o crescimento sustentável dos marketplaces.”
Saiba mais em https://logweb.com.br/artigo/o-papel-estrategico-da-logistica-no-sucesso-dos-marketplaces/