Novo sistema de importação é tema de seminário da AEB

Com as operações de importação sendo migradas do Siscomex para a nova Declaração Única de Importação (Duimp), no Portal Único de Comércio Exterior, desde outubro, o governo federal promete mais agilidade e economia para todos no processo de venda de mercadorias e serviços para outros países. O Novo Processo de Importação (NPI) vem será implantado gradualmente até o fim do próximo ano, enquanto empresas e profissionais envolvidos buscam se adaptar o mais brevemente possível. Como ficará o planejamento tributário? As mudanças estão alinhadas às diretrizes da OMC? Como gerenciar e reduzir riscos com o novo sistema?

Essas e outras questões serão debatidas no Diálogos AEB – Atualizações do Novo Processo de Importação, uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que acontece hoje, quinta-feira, entre 13h e 17h30, no auditório do Palácio da Fazenda, Centro do Rio de Janeiro. O seminário é gratuito, as inscrições podem ser feitas pelo site e haverá transmissão pelo YouTube.

O Diálogos AEB contará com palestras de Gustavo Lacerda Coutinho, auditor fiscal e gerente do módulo GR do novo Portal da Receita Federal do Brasil; Paulo Roberto Sant’anna Júnior, chefe da Auditoria Fiscal Especializada em Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro; Vladimir de Macedo Souza, chefe da Divisão de Modernização de Operações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Márcio Fortes de Almeida, diretor Institucional da Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan) e vice-presidente da AEB; Douglas Guimarães, gerente de International Trade Special Regimes da GE Celma; Márcia de Souza, coordenadora de Desenvolvimento Operacional da RioGaleão; e Célia Regina Gomes, presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj).

Diálogos AEB – Atualizações do Novo Processo de Importação
Data: 5ª feira 5/12
Horário: 13h às 17h30
Local: Auditório do Palácio da Fazenda – Av. Presidente Antônio Carlos 375/13° andar Centro Rio de Janeiro.
Transmissão pelo YouTube
Informações e inscrições gratuitas

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Evento
ANTT promoverá, em 12/12, webinar sobre transporte multimodal
ANTT promoverá, em 12/12, webinar sobre transporte multimodal
NTC&Logística realizará o primeiro evento carbono neutro do transporte rodoviário de cargas no Brasil
NTC&Logística realizará o primeiro evento carbono neutro do transporte rodoviário de cargas no Brasil
Instituto Besc realiza o PAINEL 2025 e discute o futuro da infraestrutura logística e energética no Brasil
Instituto Besc realiza o PAINEL 2025 e discute o futuro da infraestrutura logística e energética no Brasil
Como a Inteligência Artificial generativa está redefinindo a eficiência na cadeia de suprimentos Logística Black Friday e Natal
IA generativa e o futuro do supply chain são tema de evento do CSCMP RoundTable Brasil no Insper
Corredor Bioceânico é tema central do ExpoCIST 2026 em Campinas
Corredor Bioceânico é tema central do ExpoCIST 2026 em Campinas
Platform Science promove evento Move Cargo em São Paulo com participação de Petrobrás, BRF e Veloce
Platform Science promove evento Move Cargo em São Paulo com participação de Petrobrás, BRF e Veloce

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid