A Super Gyro Tower, nova atração turística de Balneário Camboriú (SC), chegou ao Brasil após uma complexa operação logística internacional conduzida pela Next Shipping. O transporte da torre, projetada e construída na Eslováquia, envolveu três países e demandou soluções logísticas customizadas, com o uso de 15 contêineres especiais para movimentar mais de 130 toneladas de carga até o litoral catarinense.
Reconhecida por oferecer uma vista panorâmica de 360º do litoral e do cenário urbano da cidade, a Super Gyro Tower foi classificada como uma carga projeto, termo utilizado na logística internacional para designar o transporte de mercadorias fora dos padrões convencionais — seja pelo peso, dimensão, valor ou complexidade do manuseio.

Planejamento detalhado da carga projeto pela Next Shipping
Segundo Murilo Amaral, head de projetos da Next Shipping, o sucesso da operação exigiu um estudo técnico específico para cada etapa. “Nenhuma carga projeto é igual à outra. Cada operação exige um estudo detalhado para definir a melhor solução logística, garantindo que o transporte ocorra sem riscos e dentro do prazo”, explicou. O principal desafio foi o cumprimento do cronograma da obra, que determinava que as partes mais sensíveis da torre chegassem primeiro ao Brasil.
A operação teve início na Eslováquia e contou com dois portos estratégicos na Europa — Gênova (Itália) e Hamburgo (Alemanha). “Escolhemos Gênova para transportar a base da torre, por oferecer um escoamento mais ágil e com maior segurança, enquanto as outras partes seguiram por Hamburgo, que possui infraestrutura especializada para cargas volumosas”, detalhou Amaral.
Estrutura de transporte e desafios operacionais
Para acomodar os módulos da Super Gyro Tower, a Next Shipping utilizou contêineres open top, que permitem o transporte de cargas altas, e flat rack, ideais para peças de dimensões fora do padrão. Um dos principais entraves foi o transporte da base da torre, cuja largura estava próxima ao limite do modelo open top. Para evitar riscos na descarga em território brasileiro, a empresa optou pelo uso do flat rack, que permitiu manuseio mais seguro com guindaste.
Devido às restrições operacionais e à falta de rotas diretas da Europa, a Next Shipping ajustou a estratégia de desembarque, definindo o Porto de Itapoá (SC) como ponto de chegada, o que garantiu maior eficiência e agilidade à operação.
Experiência da Next Shipping em operações de grande porte
Com atuação consolidada em projetos logísticos complexos, a Next Shipping coordenou em 2024 mais de 50 operações de transporte de cargas especiais, movimentando desde maquinários industriais até estruturas completas de fábricas. O volume total superou 30 mil TEUs (contêineres de 20 pés), posicionando a companhia entre os 10 maiores agentes de importação do Brasil.
Entre seus projetos mais desafiadores, a empresa foi responsável pelo transporte de um parque fabril no Azerbaijão, além de colaborar na ampliação da fábrica da Tramontina, em Farroupilha (RS), e na importação de tecnologia farmacêutica para a Prati-Donaduzzi. Essas operações reforçam a experiência da Next Shipping na logística internacional de cargas projeto, segmento que demanda precisão, segurança e soluções sob medida para cada missão.









