A MRS Logística alcançou, em 30 de julho de 2025, o marco de 100 km de linhas férreas renovadas desde o início das atividades do Projeto GIV (Grandes Intervenções de Via). A conquista simboliza um avanço na infraestrutura ferroviária da companhia, com impacto direto na segurança e na eficiência operacional.
Segundo Paulo Gonzaga, gerente de Projetos Especiais da MRS, a renovação da ferrovia enquanto a operação permanece ativa é um desafio diário. “Renovar a ferrovia enquanto mantemos a operação rodando com segurança e eficiência é um desafio diário, e é exatamente esse o propósito que nos move. Atuamos nos corredores mais densos da ferrovia, em trechos que não passavam por uma renovação completa desde sua construção, no final do século XIX. Não é apenas uma obra: é um resgate da infraestrutura, com olhar no futuro e nos próximos ciclos de crescimento da companhia.”

As atividades de campo tiveram início em 2022 e ganharam velocidade a partir de 2023, com a frente de renovação mecanizada. Até o momento, foram aplicados mais de 165 mil dormentes, sendo 120 mil de concreto, cerca de 30 mil de aço e 15 mil de madeira. Essa combinação reforça a durabilidade e o desempenho da estrutura dos trilhos, atendendo a padrões modernos de performance.
Mais de 120 colaboradores participam diretamente da execução e coordenação do projeto, em uma força-tarefa que integra engenharia, planejamento e operação.
O marco foi celebrado com uma ação simbólica. Pela manhã, o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, comunicou via rádio ao operador Iago Santos, que atuava na renovadora de lastros no trecho ferroviário de Volta Redonda 6 Barbara 1 Linha 2: “Comunico que no dia de hoje, 30 de julho de 2025, acabamos de atingir o marco de cem quilômetros renovados na MRS, um esforço coletivo de várias áreas para garantir a excelência operacional. Seguimos firmes na missão de fazer da MRS uma empresa cada vez mais sustentável. Parabéns a todos!”
O Projeto GIV representa mais do que a modernização da malha: é uma mudança na forma de realizar manutenção de via, com processos mais estruturados, integrados e preparados para os desafios futuros da operação ferroviária.









