Moki anuncia nova tecnologia de captura de dados que aumenta a eficiência em até 70% para logística e varejo

A Moki, empresa especializada em soluções SaaS (Software como Serviço) com 17 anos de experiência no mercado B2B, acaba de lançar a Moki Smart Scan. A plataforma utiliza inteligência artificial e tecnologia de realidade aumentada, que incorporada ao aplicativo da Moki, melhora a eficiência operacional e a leitura dos códigos de barras e QR codes em até 70%. Grandes nomes do mercado como Grupo Boticário, GPA, Grupo Santa Cruz, Dengo Chocolate e Jadlog já tiveram acesso à nova tecnologia. 

A plataforma pode ser aplicada a diversos setores, como alimentício, farmacêutico, logístico, varejista, entre outros. A Moki Smart Scan garante rapidez e precisão na conferência de mercadorias e produtos, e, consequentemente, reduz erros, diminui a necessidade de equipe dedicada e custos operacionais. Em um supermercado, por exemplo, a Moki Smart Scan consegue auxiliar na verificação de preço, estoque, reabastecimento de gôndola, prazo de validade e até mesmo na auditoria de extintores. Novidade que gera impacto também para o consumidor final, uma vez que elimina a divergência de preços entre os produtos na gôndola e no caixa. 

Guilherme Werneck, CEO da Moki, explica essa funcionalidade da plataforma: “Hoje, o funcionário usa um coletor de código de barras e escaneia cada item separadamente, que, na sequência, tem seu valor conferido manualmente em uma tabela impressa. Com a Moki Smart Scan, basta passar a câmera do celular pelos produtos na prateleira, que o aplicativo faz a comparação com o preço registrado no caixa em tempo real. Sinalizando em verde os itens corretos e em vermelho os que apresentarem divergências.”

A nova tecnologia tem o potencial de revolucionar diversos setores nos próximos anos. Werneck explica que os processos hoje feitos manualmente passam a ser automatizados, como contar caixas no estoque ou rastrear uma encomenda, por exemplo. 

Para as empresas de logística, a plataforma significa o fim da contagem manual e uma drástica redução no número de perdas e extravio de cargas. Isso porque a Moki Smart Scan consegue em questão de minutos ler os códigos de todas as mercadorias colocadas dentro de um mesmo palete e identificar se aqueles produtos estão indo para o destino correto, além, é claro, de apontar se faltam itens. 

Essas funcionalidades geram economia de tempo e dinheiro para as empresas, além de reduzir o investimento em equipamento e treinamento de colaboradores. “Ao trocar esses hardwares tradicionais que escaneiam o código de barras pelo software da Moki com o Smart Scan, já há uma otimização operacional e de custo. Até porque a manutenção é muito mais simples, já que o aplicativo da Moki pode ser utilizado em qualquer smartphone. A nossa plataforma é fácil de usar e não precisa de treinamentos complexos. Como as pessoas já são íntimas dos celulares, é mais fácil usar a nova tecnologia, sobretudo num país com problemas de capacitação de mão de obra como o Brasil”, explica Werneck. “O uso da inteligência artificial e realidade aumentada tornam a interface muito mais intuitiva, amigável, fácil de interagir e com melhor experiência de uso.”

Na palma da mão

O uso do smartphone nos processos operacionais também ajuda a democratizar o acesso aos dados dentro das empresas, já que a totalidade dos colaboradores pode ter acesso a essas informações e checagens. 

Todos os dados coletados pela operação com o Moki Smart Scan também são transformados em KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) para as empresas. Isso auxilia, com insights importantes, onde a companhia pode ser mais eficiente, tornando a operação ainda mais rentável.  

“A Moki Smart Scan não é apenas uma expansão tecnológica, é uma ferramenta de transformação operacional,” afirma Guilherme Werneck, CEO da Moki. “Nosso objetivo é resolver problemas reais enfrentados por empresas de varejo e logística, permitindo que elas alcancem novos níveis de eficiência e produtividade. Com a Moki Smart Scan, os usuários têm em mãos a solução completa para executar suas rotinas operacionais diárias de forma simples, rápida e precisa, em um único app, enquanto ocorre o monitoramento e a captura de dados que permitem análises profundas sobre o que acontece na operação. Isso reflete nosso conceito de ‘Um App, todas as tarefas’.”

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Tecnologia
Logística 2026: tecnologias avançam para sustentar eficiência operacional
Logística 2026: tecnologias avançam para sustentar eficiência operacional
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
JCP Logística reduz tempo de montagem de cargas com soluções da MáximaTech
JCP Logística reduz em 60% o tempo de montagem de cargas com soluções digitais da MáximaTech
Sumitomo Rubber adota SENSING CORE em caminhões da Isuzu para reforçar a prevenção de acidentes
Sumitomo Rubber adota Sensing Core em caminhões da Isuzu para reforçar a prevenção de acidentes
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS

As mais lidas

01

Asia Shipping amplia logística para setor regulado com unidades licenciadas pela Anvisa
Asia Shipping amplia logística para setor regulado com unidades licenciadas pela Anvisa

02

Inteligência artificial no fulfillment pode gerar até US$ 2 trilhões na logística
Inteligência artificial no fulfillment pode gerar até US$ 2 trilhões na logística

03

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo