Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 1 de junho de 2009

Syngenta redesenha logística em Paulínia, SP

No momento em que a infraestrutura de manufatura e logística se tornou um gargalo na atuação da Syngenta, empresa do setor de agrobusiness, foi necessário traçar uma gestão de mudanças para redesenhar o modelo de intralogística e logística inbound, visando alinhar estas práticas ao Supply Chain da empresa.

Esta reestruturação recebeu o nome de Projeto Log In, segundo Sérgio Belisário de Andrade, responsável pelo departamento de Planejamento, Logística e Manufatura da Syngenta, por conta das iniciais dos termos LOGística INbound, LOGística INtegrada e LOGistics INfrastructure. O processo consistiu na implantação de novos sistemas integrados de gestão, como o WMS e o SAP PP, auxiliada pelo desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Andrade conta que o redesenho da logística interna aumentou a resposta, agilidade e integração na manufatura, criando processos robustos em um ambiente de negócios de crescimento explosivo, já que o volume aumentou 70% nos últimos dois anos. Na safra 2007/2008, vários desafios foram enfrentados pela empresa, como perda de tempo na localização de materiais, dificuldade de aplicação de controle de validade, vulnerabilidade na operação, dificuldade de acesso e movimentação excessiva para acessar os SKUs, baixa produtividade no recebimento, separação e abastecimento de linhas e baixa acuracidade de inventário.

Dentre as modificações feitas na fábrica de Paulínia, no interior de São Paulo, estão a duplicação da capacidade para 4.700 portapaletes e criação de novas docas, além do redesenho das áreas de recebimento e expedição. "Criamos a seletividade para a armazenagem de rótulos, AIs e matérias-primas. Além disso, a localização proposta dos produtos no armazém segue a análise de giro de estoque pela classificação na curva ABC, priorizando a posição de chão para o picking e as demais posições para armazenagem", explica Andrade.

Ele conta que após o alinhamento organizacional, composto pela revisão de processos, automação, capacitação dos profissionais e todo um processo de comunicação interna para alinhar os funcionários com a nova estrutura, teve início a Gestão do Projeto.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal