Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de junho de 2011

Saiba qual a velocidade e distância seguras para a movimentação de veículos de carga

 

A velocidade de circulação de um veículo de carga deve ser inferior aos limites máximos permitidos, pois são outros os fatores que determinam a estabilidade, particularmente sob chuva, em declives, curvas e saídas de rodovias.

A velocidade relativamente segura é aquela na qual o veículo é conduzido com máxima atenção considerando o estado psicofísico do condutor, tipo e estado de conservação da via, clima, fluxo de trânsito, volume de carga transportada e, principalmente, o espaço frontal de segurança disponível para frear ou manobrar sem risco de perder o controle.

“O condutor seguro controla sua velocidade sabendo que assim ele preserva sua integridade e não transfere o risco a terceiros”, afirma o gerente de consultoria do Centro de Prevenção de Acidentes (CEPA Safe Drive), Dennys Riper.

Riper cita o exemplo abaixo, sendo o tempo de reação do condutor de um segundo e em condições ideais de pista e veículo:


Veículo


Carga


Velocidade


Distância média total de parada


 


Caminhão-trator com semirreboque – 19,80 m

 

     40 ton.

 

           80 Km/h

 

    98 metros

 

Caminhão biarticulado – 25 m


 

 

   60 ton.

 

           80 Km/h

 

    108 metros

 

 

O gerente explica que a fadiga, a ingestão de bebidas alcoólicas e de determinados medicamentos, o uso de drogas ilícitas e as distrações podem elevar o tempo de reação do condutor e aumentar a distância total de parada.

“Distrações ao volante de um veículo de carga são ainda mais perigosas em função do porte e dos acoplados da unidade. Notáveis avanços tecnológicos vêm multiplicando estes riscos. Dispositivos eletrônicos de comunicação, transferência de dados ou localização por imagem, entre outros, juntaram-se às fontes mais conhecidas de distração”, alerta Riper.

Espaço de Segurança – seis a oito segundos de paciência

Desconsiderar o espaço disponível para frear ou manobrar é a principal causa de um dos acidentes mais comuns: a colisão traseira. As conseqüências deste tipo de evento dependerão da velocidade de impacto.

Para evitar esse risco, o condutor de um veículo de transporte de carga deve conhecer a relação velocidade-distância de frenagem e os fatores que a alteram. Conseqüentemente, é necessário guardar espaço à frente que lhe permita manobrar ou parar sem risco de colidir ou perder o controle da unidade.

“Em condições adequadas, o motorista de veículos articulados deve aplicar a regra dos seis segundos de separação do veículo da frente. Dirigindo sob neblina, chuva ou com pavimento irregular, aumente este espaço de segurança para oito segundos”, acrescenta Riper.

Regra para manter a distância segura de seis a oito segundos

Marque um ponto fixo na estrada ou rodovia. Pode ser um poste, uma placa, ou um viaduto. Quando o veículo da frente passar por esse ponto, conte mil e um, mil e dois, mil e três, mil e quatro, mil e cinco, mil e seis, mil e sete e mil e oito. Se ao terminar a contagem seu caminhão passar pelo mesmo ponto, você está a uma distância segura do veículo da frente.
 
Texto: Cepa Safe Drive
 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal