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Conteúdo 25 de maio de 2009

Hermes & Compra Fácil utiliza Logística Reversa dos Correios

O site de e-commerce especializado em varejo online Hermes & Compra Fácil vem utilizando o serviço de Logística Reversa dos Correios desde 2006, sendo que mais de 180.000 encomendas já foram movimentadas nesse período, utilizando as modalidades Sedex, e-sedex e PAC, com retirada tanto em agência quanto pelo e-ticket.

De acordo com Ricardo Fógos (foto), gerente corporativo de encomendas dos Correios de Brasília, DF, a LR foi aplicada ao serviço de pós-venda da Hermes & Compra Fácil agregando comodidade aos clientes no processo de troca ou devolução de produtos. “No modelo B2C relacionado em transações virtuais, a eficiência logística direta e reversa é fundamental para a próxima compra”, assegura. “O comércio eletrônico utiliza-se da coleta domiciliária e a simultânea, e como o consumidor tem o passaporte (e-ticket), agiliza muito o processo logístico”, complementa.

Ele conta que no fluxo de vendas da Hermes, 96% dos clientes estão satisfeitos, mas há 4% que solicitam a LR. “Antigamente, o processo levava 20 dias, pela baixa priorização por parte dos parceiros logísticos no que diz respeito ao serviço de retorno, além da pouca rastreabilidade e complexo controle exigido por uma operação de LR”, destaca. “Nos Correios, com a postagem de encomenda em agência, por meio do Instrumento de Habilitação de Postagem, o processo leva em torno de oito dias”, compara.

Outros dois serviços são utilizados pela Hermes dentro da LR dos Correios: a Logística Reversa Domiciliar, que consiste na coleta de mercadorias no endereço do consumidor final para o retorno ao centro de origem ou encaminhamento à assistência técnica; e a Logística Reversa Simultânea, que é a coleta no consumidor final, mediante a entrega simultânea de um produto a ser substituído.

O gerente corporativo ressalta que, para os Correios, a LR não é um serviço novo: “é simplesmente uma encomenda que faz o caminho inverso, do destinatário para o remetente. A preocupação dos contratantes desse serviço é o controle. O tracking é uma ferramenta fundamental para eles”, afirma, destacando que o serviço de LR dos Correios é uma soma da capilaridade da rede com soluções logísticas e ferramentas de TI.

Fogos aponta que a LR oferecida pelos Correios, com cobertura nacional, agrega benefícios ao pós-vendas da empresa contratante, permitindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, possibilitando, ainda, aceleração do ciclo logístico, além de facilidade, comodidade e controle nas entregas. “Algumas empresas até já integraram a logomarca dos Correios nas embalagens de seus produtos”, revela.

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