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Conteúdo 17 de agosto de 2009

Dez em cada cem produtos faltam nos supermercados

Recente levantamento feito pelo ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain com mais de 100 supermercadistas de cinco localidades do país constatou que dez em cada 100 produtos de higiene e limpeza procurados nas gôndolas dos supermercados brasileiros não são encontrados.

Essa situação é pior entre os varejistas de Fortaleza e Recife, onde 15% dos produtos não são encontrados. Em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, o problema é menor, com 7 itens não encontrados em 100 procurados.

A dificuldade no planejamento logístico, principalmente nos supermercados de menor porte, é um dos motivos que ocasionam estas rupturas. O menor uso de tecnologia e a dificuldade de previsão do volume que será vendido são exemplos de fatores que aumentam a chance de rupturas, segundo o Instituto.

Outro motivo que pode resultar no problema é o descumprimento do prazo de entrega dos pedidos por parte dos fornecedores. No último ano, esse percentual de atrasos sofreu um crescimento, saindo dos 17% e chegando a 21%, acima dos 11% tolerados pelos supermercadistas.

A falta do produto na gôndola pode levar o consumidor a trocar de marca ou mesmo a buscar o item em outro supermercado, além de causar transtorno a quem está comprando.

Fonte: Instituto ILOS

 

 

 

Percentual de ruptura – ele mede a quantidade de produtos não encontrados na gôndola do supermercado

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