Continental realiza estudo sobre desgaste irregular dos pneus de carga

15/06/2009

Estudos recentes têm mostrado que o custo por quilômetro rodado quase dobra quando os pneus, sejam eles novos ou recapados, são prematuramente removidos por desgaste irregular.

Na maioria das vezes, a primeira reação de muitas frotas é atribuir a culpa ao pneu. “Mas, na realidade, são múltiplos os fatores que determinam essa deterioração, entre eles o desalinhamento da suspensão, o posicionamento da quinta roda, a calibragem dos pneus e a má condição dos aros, além da falta de manutenção dos elementos rotativos, da suspensão e dos terminais e batentes”, conta Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de Pneus para Veículos Comerciais da Continental.

Do ponto de vista da engenharia, qualquer mudança na relação entre o pneu e o solo afetará diretamente a performance da banda de rodagem. Os pneus radiais de hoje são desenhados para distribuir a carga transportada de maneira mais uniforme sobre a superfície do piso. Uma calibragem excessiva faz com que a carga carregada concentre-se no centro da pegada, ao passo que uma baixa calibragem concentrará essa mesma carga nas extremidades, ou seja, nos ombros.

Com as novas tecnologias, um pneu radial de carga pode entregar algo entre 100 e 140 mil km em uma operação rodoviária de longa distância nas condições de rodagem das estradas brasileiras se adequadamente utilizado. Daí a importância de se evitar o desgaste irregular, que compromete a vida útil do pneu. “Toda a atenção é pouca. Quando pneus do eixo direcional apresentam um padrão irregular, conhecido como rebaixamento das barras, uma causa bem provável pode ser a baixa pressão de inflação”, destaca Gilberto.

Pneus direcionais com desgaste do tipo serrilhado ou em gomos alternados podem ser resultantes da utilização de pressões diferentes quando em rodado duplo. Alterações nos ombros dos pneus dianteiros, com exposição de cintas, é um claro indício de problemas com alinhamento da suspensão. Já se a corrosão é consistente e ao redor de toda a circunferência, a causa mais provável será de origem mecânica, como eixos ou cubos empenados ou rolamentos gastos.

“Danos localizados ao redor da banda podem ser causados por descentralização nos sistemas de freios, eixos, rolamentos ou mancais. Caso ele seja em um único ponto da banda, com certeza é consequência de uma frenagem brusca ou de algum desajuste no sistema de freios. Pneus mal montados e aros desbalanceados também causarão um padrão de desgaste irregular”, alerta o especialista.

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