O fundo brasileiro LTP Capital, inspirado no modelo de Search Funds, tornou-se sócio controlador da ABC Empilhadeiras, empresa reconhecida por sua atuação em locação, venda e manutenção de empilhadeiras e equipamentos voltados à movimentação de cargas intralogísticas.
Após mais de 30 anos de gestão familiar, a entrada da LTP Capital representa um movimento de expansão. Marcos Noll Barboza, sócio da LTP Capital, passa a compartilhar a gestão da empresa com Fernando Lopes, fundador da ABC. Lopes seguirá como sócio, com dedicação às questões técnicas e ao relacionamento com clientes, enquanto Barboza assumirá o lado administrativo e comercial. A empresa também contará com um Conselho de Administração, criado para apoiar o desenvolvimento estratégico de longo prazo.

A decisão pela aquisição — assessorada pela VGRI Partners — ocorreu após análise de diversas empresas do segmento de locação de equipamentos. A ABC foi escolhida por sua história, especialização técnica, competitividade e alinhamento de valores. Segundo Gustavo Vaz, sócio da VGRI Partners, “a combinação do DNA de manutenção e foco no cliente da ABC Empilhadeiras com as competências de gestão do novo sócio deverão destravar muito valor na companhia”.
Barboza reforça a visão estratégica: “Nosso objetivo é preservar a essência da ABC – suas competências técnicas e cultura voltada para o cliente – e avançar no seu desenvolvimento empresarial, aperfeiçoando os processos de gestão e sua atuação de mercado”.
Fernando Lopes, fundador da empresa, destaca que a entrada de um investidor marca o momento ideal para ampliar a atuação da ABC: “Após décadas de dedicação e conquistas, crescendo ao longo dos anos com recursos próprios, entendemos que era o momento certo para trazer um investidor e parceiro que compartilhasse dos nossos valores e visão de longo prazo”.
O movimento reforça o dinamismo do mercado de locação de equipamentos, que passa por consolidação. Vaz observa que esta é a sétima transação assessorada no setor e cita exemplos recentes, como a compra da JM Empilhadeiras pela Mills em 2024 e o aporte da Kinea Investimentos na Greentech, em março de 2025, ambas voltadas à intralogística.









