O Governo do Mato Grosso do Sul, com apoio do Ministério dos Transportes, realizou na última quarta-feira (8) o leilão de concessão da Rota da Celulose, projeto que abrange 870,3 km de rodovias no estado.
A licitação ocorreu na B3, em São Paulo, e teve como vencedor o Consórcio K&G Rota da Celulose, formado pelas empresas K Infra Concessões e Participações Ltda e Galápagos Participações Ltda, que ofereceu desconto de 9% na tarifa básica de pedágio.
O projeto inclui trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, além das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, passando por nove municípios nas regiões central e leste do estado. A concessão terá validade de 30 anos e envolve os serviços de recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade da malha rodoviária.

Investimentos na Rota da Celulose devem ultrapassar R$ 10 bilhões
A concessão da Rota da Celulose prevê um volume de investimentos superior a R$ 10 bilhões, sendo R$ 6,91 bilhões em Capex (investimentos em infraestrutura) e R$ 3,19 bilhões em Opex (custos operacionais). A expectativa é que o projeto gere mais de 100 mil empregos, entre diretos, indiretos e por Efeito de Renda, beneficiando cerca de 1,2 milhão de moradores.
A malha viária concedida é estratégica para a logística regional, conectando Campo Grande ao Sudeste do país e atendendo a maior indústria de celulose do mundo, instalada na região. A melhoria das rodovias deve otimizar o escoamento da produção e atrair novos investimentos para o estado.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico regional: “Mato Grosso do Sul criou um ambiente favorável de competitividade e desenvolvimento econômico, e o leilão da Rota da Celulose é resultado desse processo de crescimento. As rodovias que fazem parte deste projeto vão receber melhorias importantes, que vão qualificar a logística e infraestrutura da região”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também ressaltou a relevância do leilão: “Esse leilão bem-sucedido é resultado de um trabalho coletivo. Não há outro caminho para desenvolver o país sem o investimento privado se somando aos investimentos públicos. No próximo dia 22, teremos o primeiro leilão de otimização da BR-163, também no Mato Grosso do Sul”.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, complementou: “Precisamos dar o suporte de infraestrutura necessária para que o setor privado possa fazer aquilo que sabe fazer de melhor: investir, produzir, gerar emprego e renda”.
B3 participa do processo como plataforma de concessão
A diretora de Engenharia de Software da B3, Elaine Travizzanutto, comemorou o sucesso do processo: “Temos orgulho de, há mais de 30 anos, oferecer um ambiente que promove o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país”.
A Rota da Celulose é mais um marco na agenda de infraestrutura rodoviária do Brasil, ao alinhar interesse público e iniciativa privada para fortalecer a logística e fomentar o crescimento econômico regional.









