A Logistique 2025, um dos principais eventos empresariais do setor de logística e comércio exterior no Brasil, será realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). A organização prevê a presença de mais de 200 expositores e 16 mil visitantes, além de um crescimento de 60% em relação à edição anterior.
Além da feira de negócios, o evento contará com o Logistique Summit, uma conferência que vai abordar temas estratégicos como macroeconomia, geopolítica, sustentabilidade, infraestrutura e inovação. O objetivo é promover debates de alto nível com especialistas do setor e representantes de empresas e entidades públicas e privadas.

Cenário global impulsiona debates sobre comércio exterior
Segundo Leonardo Rinaldi, diretor geral da Logistique, o contexto atual do comércio internacional torna o evento ainda mais relevante. Ele destaca que as recentes decisões comerciais dos Estados Unidos influenciam diretamente o Brasil e reforçam a importância de buscar novos mercados.
“A decisão do governo dos EUA em impor tarifas recíprocas reacende o debate sobre os rumos do comércio global e abre a possibilidade de parcerias bilaterais do Brasil com novos mercados emergentes, o que vai acabar favorecendo o setor produtivo interno”, afirma.
“Nesse contexto entra a Logistique Summit, fomentando debates relacionados aos setores logístico, da navegação e do comércio exterior com palestrantes altamente capacitados”, complementa Rinaldi.
Localização estratégica no Sul do Brasil
Desde 2023, a Logistique ocorre em Balneário Camboriú, após quatro edições em Joinville. A nova sede é considerada estratégica, já que está próxima ao maior entroncamento rodoviário da região Sul e em um raio de 200 quilômetros dos principais portos de Santa Catarina (Itajaí, Navegantes, Imbituba, São Francisco do Sul e Itapoá) e aeroportos regionais (Florianópolis, Curitiba, Joinville e Navegantes).
A escolha também se apoia nos indicadores econômicos da região. Santa Catarina teve crescimento de 5,7% em 2023, liderando o ranking nacional, segundo o Banco Central. Para 2024, o estado deve registrar a segunda maior alta do PIB da década, com projeção de 5,3%.
Além disso, a região Sul registrou uma corrente de comércio de US$ 123,3 bilhões em 2023, com destaque para exportações de US$ 56,9 bilhões. A expectativa para 2025 é de crescimento de até 20% nas vendas externas brasileiras, impulsionado por novos acordos e pela valorização do setor produtivo.
Consolidação entre os principais eventos do setor
Com base nesse cenário, a Logistique se firma como espaço essencial para o intercâmbio de conhecimento, networking profissional e exposição de soluções em logística e comércio internacional. A edição de 2025 deverá reforçar o papel do evento como ambiente para negócios estratégicos e cooperação multissetorial.
“Com um crescimento expressivo previsto para 2025, uma nova localização já aprovada pelos mercados da logística, comércio exterior e áreas correlatas e um impacto significativo no setor, a Logistique promete ser um evento imperdível para todos os empresários e profissionais da área”, conclui Rinaldi.









