A adoção do pooling de paletes como prática de logística sustentável tem mudado a realidade do setor de distribuição no Brasil. Um exemplo concreto vem da parceria entre a CHEP, referência mundial em soluções de economia circular, e o Grupo EBD, distribuidora que atua em diversos segmentos do mercado nacional.
O sistema de pooling permite o compartilhamento de paletes entre empresas, eliminando a necessidade de compra, manutenção e armazenagem desses ativos. Isso gera redução significativa de custos logísticos, menor desperdício de materiais e menos impactos ambientais. A CHEP é responsável pela manutenção e pela logística reversa dos paletes, permitindo que os distribuidores usem equipamentos sempre em bom estado e com maior segurança.

De acordo com Paula Rocha, Gerente de Retail Solutions da CHEP Brasil, “a procura por soluções mais sustentáveis está presente em muitas empresas ao redor do mundo e vemos hoje uma demanda crescente por estratégias que considerem a economia circular”. Ela destaca que investir em sustentabilidade deve ir além de cumprir exigências legais, envolvendo uma escolha estratégica por mais responsabilidade ambiental e social.
Pooling de paletes como solução de economia circular
O Grupo EBD, presente em nove estados e com 20 operações, adotou o pooling de paletes para modernizar sua operação logística. Segundo Abel José Nau Júnior, Diretor de Logística & Experiência do Cliente, a empresa mantém “filiais espalhadas pelo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste”, além de atuar em distribuição, veículos e agronegócios. Essa estratégia busca equilibrar impactos sociais, econômicos e ambientais.
O impacto prático da iniciativa é expressivo. Em um ano, o Grupo EBD evitou mais de 345 mil quilos de emissões de carbono, o equivalente a oito voltas ao mundo em um caminhão. A empresa também economizou o consumo de madeira equivalente a 1.034 árvores salvas e evitou o envio de quase 284 mil quilos de resíduos a aterros sanitários. Esses resultados foram reconhecidos com um certificado de sustentabilidade emitido pela CHEP e validado pela consultoria RDC Environment.
Crescimento sustentável e novos desafios logísticos
O setor de distribuição tem enfrentado novas demandas impulsionadas por mudanças no comportamento do consumidor e pelo avanço do e-commerce. Entre 2019 e 2023, houve aumento de 35% no número de centros de distribuição, segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol). Essa expansão exige soluções como o pooling de paletes para melhorar a eficiência, reduzir custos e tornar a operação mais sustentável.
Para Paula Rocha, parcerias que apostam em modelos de logística sustentável têm papel central no futuro do setor. “Com o pooling de paletes, as empresas conseguem otimizar processos logísticos, reduzindo o desperdício e promovendo uma gestão mais eficiente dos ativos”, destaca.









