A Logcomex, empresa especializada em soluções tecnológicas para o comércio global, acaba de lançar o LogOS, sua primeira plataforma 100% baseada em Inteligência Artificial (IA). Projetada para automatizar os processos e integrar as informações operacionais do comércio exterior, a solução atua como um assistente inteligente capaz de realizar tarefas repetitivas, moldando-se às necessidades dos clientes e permitindo que eles façam mais com menos.
A nova solução é ideal para empresas de comércio internacional, incluindo indústrias, comércio, distribuição e operadores logísticos, como despachantes aduaneiros e agentes de carga. Helmuth Hofstatter, CEO e cofundador da Logcomex, destaca que enquanto muitas plataformas focam em automatizar fluxos de trabalho específicos ou tarefas isoladas, o LogOS integra a automação de processos documentais, rastreamento de cargas em tempo real e operações internas em uma única solução, já em adequação ao NPI (Novo Processo de Importação).
“Com a inteligência artificial, conseguimos centralizar todos os dados em um único ambiente, facilitando o acesso às informações críticas, otimizando a mão de obra e oferecendo visibilidade dos processos. Mais do que uma plataforma de automação, o LogOS é uma solução estratégica que capacita nossos clientes a superar barreiras e alcançar novos níveis de eficiência”, explica Hofstatter.
Atualmente, cerca de 100 empresas já utilizam o LogOS, que pode ser acessado mediante a criação de uma conta gratuita. Ao se cadastrar, cada novo usuário recebe 100 LogTokensiniciais, que funcionam como créditos dentro da plataforma e que podem ser adquiridos posteriormente conforme demanda. Algumas funcionalidades consomem créditos, enquanto outras, como o tracking aduaneiro, são gratuitas.
A IA no futuro da logística global
O desenvolvimento do LogOS se apoiou na Teoria das Restrições de Eliyahu M. Goldratt, que enfatiza a necessidade de resolver pontos críticos de limitação para otimizar operações. A Inteligência Artificial, por sua vez, ao ser adotada no comércio exterior, permite a superação de desafios típicos da área, como a fragmentação e a falta de digitalização de dados, além da complexidade regulatória.
Nesse aspecto, outro grande diferencial do LogOS é a criação e a atualização de processos com IA através de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para documentos-chave, como faturas comerciais e conhecimentos de embarque, com suporte a diversos idiomas.
Para Hofstatter, todas as inovações que permeiam a Inteligência Artificial são o futuro da logística internacional. “Com o LogOS, reafirmamos nosso compromisso de oferecer as soluções mais modernas e inteligentes do mercado, conectando operações, eliminando obstáculos e fortalecendo a competitividade dos nossos clientes. Esse lançamento representa nossa visão de uma logística que evolui continuamente e que permite aos profissionais se dedicarem nas decisões estratégicas e na inovação, ações que julgo necessárias para o sucesso no comércio exterior”, conclui.
O LogOS já está disponível para uso inicial gratuito em Link.