O Iveco Group firmou uma parceria inédita com o Senai-MG para promover uma jornada educacional voltada à descarbonização industrial. Entre agosto e novembro, a iniciativa vai conduzir cerca de 60 mil alunos em uma trilha de desenvolvimento de soluções voltadas à redução das emissões na cadeia de uso de matérias-primas da indústria automotiva.
O programa mobiliza estudantes de diferentes modalidades do Senai-MG, incluindo Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica de Nível Médio, abrangendo várias regiões do estado. O projeto é considerado um marco para o avanço da inovação sustentável e da formação técnica com foco em baixo carbono.

Etapas da jornada de descarbonização
A primeira fase, chamada “Largada Sustentável”, acontece entre 7 e 21 de agosto. Nesse período, equipes multidisciplinares participam de uma corrida de inovação aberta, criando e prototipando ideias para enfrentar o desafio da descarbonização da matéria-prima utilizada pelo Iveco Group. Como preparação, os alunos realizam o curso “Introdução à Descarbonização Industrial”, que aborda processos para reduzir emissões de gases de efeito estufa com práticas produtivas menos poluentes.
De 25 de agosto a 19 de setembro, ocorre a segunda etapa, denominada “Oficina de Inovação”. Nela, as ideias com maior potencial serão transformadas em projetos estruturados. Em seguida, de 22 de setembro a 31 de outubro, acontece o “Sprint Final”, fase dedicada à aceleração e ao refinamento dos projetos selecionados, garantindo alinhamento com parâmetros de inovação, aplicabilidade e impacto climático.
Educação e inovação para a sustentabilidade
Para Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a jornada reflete a necessidade de cooperação entre indústria e educação diante da crise climática. “Os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. Por isso, a jornada de descarbonização simboliza não apenas o compromisso do Iveco Group com a pauta climática. Buscamos uma contribuição concreta para desenvolvimento de pessoas, processos, acelerar a descarbonização da mobilidade no Brasil e posicionar o país como referência em soluções industriais alinhadas aos compromissos do Acordo de Paris”, afirma.
Ao longo de todo o percurso, as equipes recebem orientação técnica para consolidar modelos de negócio (Canvas), elaborar pitches e desenvolver protótipos. A seleção estadual será mediada por tecnologia e contará com especialistas do Senai e do Iveco Group. Os três projetos mais inovadores serão escolhidos durante um pitch ao vivo no Senai Horto, em Belo Horizonte, em 19 de novembro.
Os grupos vencedores terão acesso a incentivos educacionais, como visita ao complexo do Iveco Group em Sete Lagoas, bolsas de estudos e outras experiências formativas.
Segundo Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MG, a jornada representa mais do que uma ação acadêmica: “Essa trilha é mais do que um programa educacional: engajamos e transformamos as pessoas em protagonistas da transformação sustentável, valorizando a formação técnica como motores da transição energética e industrial”.









