Investimento em ferrovia deve retirar mais de 5 mil carretas por dia da Rodovia Fernão Dias

A construção do Ramal Ferroviário Serra Azul, um trecho ferroviário curto (shortline) que conectará a Região Metropolitana de Belo Horizonte à MRS Logística S.A no Rio de Janeiro, é um avanço para o escoamento mineral no Brasil.

Liderado pela Cedro Participações, holding brasileira com atuação diversificada em mineração, agronegócio, logística, entre outros setores, o projeto visa, além de ampliar a capacidade logística nacional, contribuir para a descarbonização do transporte de cargas e retirar mais de 5 mil carretas diariamente da movimentada Rodovia Fernão Dias.

Com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, as obras do Ramal Ferroviário Serra Azul têm início previsto para 2027, com operação planejada para 2030. A nova ferrovia deve aliviar o tráfego da Rodovia Fernão Dias, uma das mais movimentadas do país, que recebe cerca de 250 mil veículos por dia, conforme dados da Arteris, concessionária da via.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 7 mil acidentes no trecho nos últimos três anos, incluindo 440 com vítimas fatais, evidenciando a necessidade de alternativas para o transporte rodoviário.

Investimento em ferrovia deve retirar mais de 5 mil carretas por dia da Rodovia Fernão Dias

Além da redução do fluxo de carretas, o projeto traz benefícios para a infraestrutura viária, ao diminuir o desgaste do pavimento e melhorar a fluidez do trânsito. Do ponto de vista ambiental, a iniciativa contribui para a redução das emissões de CO₂, ruído e acidentes.

Segundo estimativas do Sistema de Estimativas Emissões de Gases (SEEG), o modal ferroviário pode emitir até 88% menos gases de efeito estufa por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário. Esse dado reforça a importância do Ramal Ferroviário Serra Azul na correção do principal gargalo logístico brasileiro: a forte dependência das rodovias, que ainda respondem por cerca de 65% do transporte de cargas no país, conforme a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Com 26,5 quilômetros de extensão, a shortline estará integrada à rede da MRS Logística S.A, uma das principais ferrovias em operação no Sudeste. Isso permitirá encurtar o percurso do escoamento da produção de minério de ferro, aumentando a competitividade do minério brasileiro no mercado internacional, graças à redução dos custos logísticos e maior eficiência nos embarques.

Lucas Kallas, fundador e presidente do Conselho da Cedro Participações, destaca que o Ramal Ferroviário Serra Azul representa “uma mudança de paradigma para toda a cadeia logística que conecta Minas Gerais ao litoral fluminense”. Segundo ele, “a retirada de milhares de carretas por dia da Rodovia Fernão Dias será um marco para a mobilidade, para o meio ambiente e para a logística nacional”.

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