“A Participação feminina nas operações portuárias”é o tema do painel voltado à logística no 5º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex), que será realizado amanhã, quinta-feira, dia 3 de abril, às 15h10, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro do Rio de Janeiro, RJ.
A mão de obra feminina responde por somente 17% das vagas nas atividades portuárias, segundo pesquisa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao realizar o Emex, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)tem o objetivo de contribuir para a equidade de gênero em todo o mercado de compra e venda de mercadorias e serviços no mercado global.

O painel reunirá as palestrantes Flávia Carvalho, diretora executiva da Wilson Sons Agência Marítima; Jaqueline Nesi, chefe de Unidade de Defesa e Vigilância Agropecuária Internacional (CGVIGIAGRO) da Secretaria de Defesa Agropecuária e Ministério da Agricultura e Pecuária; Maria Cristina Dutra, gerente executiva da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop); Michele Rolim, da Maersk Supply Service-Apoio Marítimo, com a moderação de Rita Fernandes, diretora do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj).
“Queremos contribuir com o desenvolvimento das habilidades dessas mulheres e lembrar ao mercado – especialmente de portos e logística – que há um contingente de profissionais qualificadas que não vem sendo aproveitadas, e quando conseguem oportunidades, em geral, são em funções operacionais. Não somente isso: não obstante os avanços que são inegáveis nos últimos anos, ainda nos deparamos com uma maioria de empreendedoras que creem não ser possível ir além das fronteiras. A missão da AEB é ajudar na construção da cultura exportadora, e o Emex é um instrumento de apoio a mulheres vocacionadas às atividades que compõem o comércio exterior, com vistas a tornar nossos negócios internacionais ainda mais exitosos”, explica Roberta Portella, assessora jurídica e institucional da AEB e sócia do escritório R. Portella Advogados.
Os outros cinco painéis que norteiam a discussão são os seguintes: Micro e pequenas empresas no comércio internacional – a perspectiva das líderes femininas; O papel das mulheres à frente dos órgãos anuentes do comércio exterior; A liderança feminina nas associações setoriais; A Reforma Tributária e seus reflexos nos diferentes setores da economia; e Moda, direito e educação no comércio exterior brasileiro operacionalizado pelas mulheres.
“A AEB, pelo quinto ano consecutivo, abre um espaço para as profissionais se aperfeiçoarem tecnicamente, trocarem experiências e fazerem networking, o que deriva de uma visão prospectiva da entidade de inclusão e diversidade. As mulheres são apoiadas e incentivadas a desenvolverem ainda mais seus negócios. Acompanhar o crescimento do Emex nos dá a certeza de que trabalhar pela equidade de gênero é imprescindível para o crescimento sustentável do comércio exterior”, pontua o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.
Para participar, gratuitamente, fazer a inscrição no site do Emex.
O seminário será transmitido ao vivo pelo YouTube da AEB.
5º Emex AEB
Data: 3 de abril
Horário do painel de portos e logística: 15h10 às 16h
Horário de todo o evento: 9h30 às 17h15
Local: Auditório da CNC – Rua General Justo 307, Centro, Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas: https://www.emex.live/